Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sobrinho, Andréa Dias Garzesi Souza-
dc.creatorAndrade, Maura Augusta de-
dc.date.accessioned2017-07-10T19:56:05Z-
dc.date.available2017-07-10-
dc.date.available2017-07-10T19:56:05Z-
dc.date.issued2016-06-18-
dc.identifier.citationANDRADE, Maura Augusta de. A percepção do universitário com deficiência visual sobre o desenvolvimento de sua autonomia no ensino superior. 2016. 69 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8980-
dc.description.resumoO presente estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender a partir da percepção do estudante, o desenvolvimento de sua autonomia, diante das configurações pedagógicas existentes no Ensino Superior, e suas expressões autônomas no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior do Distrito Federal. A entrevista realizou-se com seis universitários com deficiências visuais de diferentes cursos, sendo que dois participantes possuem perda total da visão e quatro participantes possuem baixa visão. A pesquisa com os universitários nos permitiu conhecer seus desafios, bem como compreender o desenvolvimento e expressão da sua autonomia no âmbito universitário, observando a influência desta no processo de aprendizagem. Verificam-se na pesquisa as metas de realização, que são o desenvolvimento da autonomia do universitário com deficiência visual, o uso de estratégias de aprendizagem, a contribuição das redes de apoio que foram acionadas pelo estudantee os desafios encontrados na aprendizagem. As estratégias usadas pelos alunos tiveram uma significativa demonstração de autonomia no desenvolvimento do educando.As redes de apoio mostraram que as famílias são de total importânciapsicológica, para o equilíbrio emocional do universitário com deficiência visual, no que se menciona ao afeto familiar, à proteção,dedicação e ao acolhimento. Os universitários perante os desafios enfrentaram dificuldades e demonstraram uma força de vontade na superação em seus depoimentos. Os sentimentos de medo, receio, timidez, vergonha, impedem ao estudante, buscar mais apoio junto ao professor e os educadores necessitam de maiores informações e orientações, onde estes precisarão buscar mais recursos didáticos e pedagógicos necessários às demandas dos universitários com deficiências visuais. As instituições juntamente com as políticas públicas precisarão buscar alternativas concretas no que se refere à inclusão do aluno com deficiência visual, no âmbito acadêmico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paulo Henrique Vieira dos Santos (paulovs@ucb.br) on 2017-07-10T19:56:05Z No. of bitstreams: 1 MauraAugustadeAndradeTCCgraduacao2016.pdf: 839831 bytes, checksum: 08d5784bbed028302c4aa043ae0935a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T19:56:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MauraAugustadeAndradeTCCgraduacao2016.pdf: 839831 bytes, checksum: 08d5784bbed028302c4aa043ae0935a2 (MD5) Previous issue date: 2016-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Saúde e Medicinapt_BR
dc.publisher.programPsicologia (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversitário com deficiência visualpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da autonomiapt_BR
dc.subjectRedes de apoiopt_BR
dc.subjectEstratégias e desafios na aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA percepção do universitário com deficiência visual sobre o desenvolvimento de sua autonomia no ensino superiorpt_BR
dc.typeMonografia(Graduação)pt_BR
Appears in Collections:Serviço Social (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MauraAugustadeAndradeTCCgraduacao2016.pdfMonografia(Graduação)820.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.