Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9049
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: Comparação de cardápio de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) em Brasília - DF com as recomendações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)
Autor(es): Barbosa, Geyse Denise
Primeiro Orientador: Rezende, Antônio José de
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a adequação de macro e micronutrientes de acordo com as recomendações do PAT em uma UAN terceirizada e conveniada com um órgão público em Brasília – DF. Para a realização desse estudo foram coletadas informações dos registros de controle de estoque das saídas de todos os ingredientes e produtos crus diariamente no período de 03 a 06 de novembro de 2014. Depois foram descontados 5% referente à média de sobras e resto-ingestão. Posteriormente foi dividido por 550 que é o valor referente a média de quantidade de comensais que fizeram a refeição no local durante esse período e dessa forma, obteve-se o valor da per capita. Com o auxílio de tabelas de composição nutricional dos alimentos foi possível obter o valor calórico e de macro e micronutriente dos ingredientes, permitindo assim as comparações dos valores encontrados com as diretrizes que estabelecem os valores de referência do Programa de Alimentação do Trabalhador. Em comparação com as diretrizes do PAT, verificou-se que os comensais apresentaram consumo superior de calorias em todos os dias e consumo inadequado de carboidratos (estando todos os dias abaixo do recomendado pelo PAT), consumo baixo de lipídeos, consumo elevado de proteínas e do percentual proteico - calórico (NdPCAL), como também de sódio e de fibras. Apenas o percentual de gorduras saturadas é que estavam de acordo com as recomendações do PAT. Portanto pode-se concluir que há uma grande necessidade do nutricionista promover medidas educativas e de conscientização aos comensais em relação ao quanto e o que devem comer, como também é imprescindível que haja diminuição de sódio na elaboração dos alimentos. Para que essas medidas sejam alcançadas é fundamental que haja uma fiscalização por parte do PAT para inspecionar se os meios necessários estão sendo cumpridos para que seus objetivos sejam alcançados.
Palavras-chave: Unidade de Alimentação e Nutrição - UAN
Composição nutricional dos alimentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Nutrição (Graduação)
Citação: BARBOSA, Geyse Denise. Comparação de cardápio de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) em Brasília - DF com as recomendações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). 2014. 36 f. Monografia (Graduação em Nutrição) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9049
Data do documento: 21-Nov-2014
Aparece nas coleções:Nutrição (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeyseDeniseBarbosaTCCGraduação2014.pdfMonografia(Graduação)491.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.