Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9132
metadata.dc.type: Artigo
Title: Problemas relacionados à educação escolar de uma criança com Síndrome de Down
metadata.dc.creator: Pereira, Adriana Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Boato, Elvio Marcos
metadata.dc.description.resumo: O meio familiar é o primeiro contato da criança com o aprendizado. É nele que são firmadas em grande parte as raízes para formação do caráter da criança quando adulta. No caso de crianças com deficiência essa relação se torna muito mais importante, visto que elas podem apresentar condições desfavoráveis em função de problemas relacionados ao seu quadro. Além disso, essa pesquisa teve por objetivo verificar a atuação da família com uma aluna Síndrome de Down, perante a escola que ela estuda. Os participantes que contribuíram para coleta de dados foram: uma criança com síndrome de Down e uma professora do 4º ano, sendo que as observações ocorreram em uma escola inclusiva localizada na Ceilândia-DF. Diante da análise dos resultados, evidenciou-se que a escola não possui recursos e projetos condizentes para agregar uma educação inclusiva, sendo que a mãe e a professora são as únicas que demostram compromisso que fortaleça o desempenho de suas atividades escolares.
Abstract: The family environment is the first contact of the child with learning. On it are signed in large scale of the roots for the formation of the character a child until adult. In the case of children with disabilities this relationship becomes much more important, as they may present unfavorable conditions due to problems related to your case. As a result, this research aimed to verify the performance of the family of a student with Down syndrome as it relates to cooperation with the school that she studies. A study was conducted in a public school of the case in the Federal District and the participants who contributed to the data collection was a student with Down syndrome and a teacher of the 4th year, and the observations occurred in a comprehensive school located in Ceilândia-DF. After analyzing the results, it became clear that the school does not have consistent resources and designs to add inclusive education, being the mother and the teacher are the ones that commitment to strengthen the performance of their school activities.
Keywords: Família
Síndrome de Down
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: PEREIRA, Adriana Sousa. Problemas relacionados à educação escolar de uma criança com Síndrome de Down. 2015. 17 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9132
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdrianaSousaPereiraTCCgraduacao2016.pdfArtigo390.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.