Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9144
metadata.dc.type: Artigo
Title: A musicalização na educação infantil com crianças de 4 e 5 anos.
metadata.dc.creator: Alves, Ana Carolina de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Chris Alves da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata sobre a importância da música em sala de aula e como ela tem sido trabalhada pelos professores na educação infantil. De modo geral, buscou-se entender mais sobre a importância da música, seus benefícios, além de dar voz aos educadores e educandos sobre o tema. Especificamente, buscou-se: entender os benefícios que o ensino da música pode proporcionar às crianças da educação infantil; perceber as formas com quem a música auxilia as atividades pedagógicas e o desenvolvimento da criança; analisar como a música é trabalhada na escola e qual o grau de conhecimento do educador sobre o tema. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a análise bibliográfica, traçando um panorama sobre o ensino da música, e a aplicação de questionário com cinco professores que atuam com crianças de 4 e 5 anos na escola Jardim de Infância Menino Jesus, localizada em Brazlândia, DF. Questionou-se as práticas do professor e seus conhecimentos em relação à música em sala de aula. Enfim, por meio da pesquisa, notou-se que muitos professores ainda não dão real importância para a música em sala de aula e que ela, apesar de ser obrigatória e ajudar no desenvolvimento da criança, ainda é pouco utilizada no ambiente escolar com crianças de 4 e 5 anos.
Abstract: This work aims to investigate the importance of music in the classroom, and teachers have been working with music, and the panoramas reporting on the teaching of music. With the overall aim to understand more about the importance of music, its benefits, and give voice to educators and students on the topic. And he sought to understand the benefits that music education can provide children of early childhood education; Realize the ways in whom music helps in educational activities and education that help in better development; Analyze how music is crafted in school and what degree of knowledge of the educator on the subject; Point references on the topic of this article. For the research we used references, panoramas on the teaching of music and the questionnaire with five teachers who work with children 4 and 5 years in school Kindergarten Child Jesus, located in Brazlândia. Where he was questioned about their practices in the classroom and their knowledge regarding music in the classroom. It was realized through research that many teachers still do not give real importance to the music which despite being compulsory and help develop the child there is still a lack of music in the school environment with children aged 4 and 5 years.
Keywords: Educação infantil
Práticas pedagógicas
Música
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: ALVES, Ana Carolina de Oliveira. A musicalização na educação infantil com crianças de 4 e 5 anos. 2015. 23 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9144
Issue Date: 18-Nov-2015
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaCarolinaDeOliveiraAlvesTCCgraduacao2015.pdfArtigo592.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.