Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9149
metadata.dc.type: Artigo
Title: Dificuldade de aprendizagem: dislexia no contexto escolar
metadata.dc.creator: Muniz, Dayane Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordoñez
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta como tema a dislexia, uma dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita que tem origem genética com disfunção neurológica. O questionamento em foco é se o professor da rede pública está preparado para reconhecer e intervir no processo de ensino e aprendizagem da criança disléxica. O estudo tem como objetivo geral investigar e discutir a intervenção e a prática pedagógica do professor que atua com o aluno disléxico e, mais especificamente, identificar as metodologias pedagógicas utilizadas para intervenção com crianças disléxicas, verificar se o método possibilita e/ou diagnostica a dificuldade da criança disléxica e discutir a atuação do docente no processo de ensino e aprendizagem com um aluno disléxico. A pesquisa de campo teve como técnica a entrevista com professores de aluno disléxico da rede pública do Distrito Federal, sendo que a análise da pesquisa aponta para a dificuldade que o professor possui em desenvolver adequada e eficientemente o aluno disléxico sem a devida preparação. Diante dessa abordagem, foram analisados alguns fatores que podem interferir positivamente no sucesso desse desenvolvimento e no trabalho docente com alunos que apresentam tal dificuldade.
Keywords: Dislexia
Dificuldade de aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: MUNIZ, Dayane Gomes. Dificuldade de aprendizagem: dislexia no contexto escolar. 2015. 28 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9149
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DayaneGomesMunizTCCgraduacao2015.pdfArtigo828.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.