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Type: Artigo
Title: Análise da inclusão educacional de alunos com Síndrome de Down de uma escola pública do DF
Author(s): Brito, Débora Ítila Ventura de
First Advisor: Boato, Elvio Marcos
Summary: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a atuação dos professores que atuam com alunos com Síndrome de Down em uma escola pública de Taguatinga-DF. Para a coleta de dados foram observadas duas turmas, uma com um aluno Síndrome de Down e o outro com Transtorno global do desenvolvimento, já a outra turma com seis alunos com Síndrome de Down e um com Deficiência Intelectual. No entanto também foi necessária uma entrevista com dois professores e quatro pais de alunos com Síndrome Down. Na análise dos resultados, foram observados os domínios do questionário, o qual foi aplicado aos professores com o intuito de saber mais sobre a atuação dos professores e o processo de inclusão das crianças com Síndrome de Down com os demais alunos, sendo este questionário dividido em dois domínios, o primeiro contendo perguntas para dois professores a cerca da metodologia aplicada em sala de aula e o outro com a visão da família em relação ao desenvolvimento e a educação destinada para as crianças com Síndrome de Down. A partir desse estudo verificou-se que a formação e a autonomia dos professores contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down, apesar de não haver uma parceria entre professor e escola dentro da instituição. Concluiu-se que a inclusão dos alunos dos alunos com Síndrome de Down que estão inseridos nesta instituição, apesar do comprometimento dos professores dos mesmos, não existe, causando aos pais e professores um descontentamento visível.
Abstract: This research aimed to evaluate the performance of teachers who work with students who has Down Syndrome in a public school at Taguatinga-DF. For data collection were observed two groups, one with a student Down Syndrome's carrier and another group with a student who has Pervarsive Developmental Disorder, and the second group with six students who has Down Syndrome and one with Intellectual Disabilities. However, it was also required an interview with two teachers and four student's parents with Down Syndrome. Analyzing the results, we observed the domains of the questionnaire, which has applied to teachers in order to learn more about the work of teachers and the process of inclusion of Down Syndrome's children carriers with another students, and this questionnaire divided into two domains, the first containing questions for two teachers about the methodology applied in the classroom and the second with the family's vision for the development and the education designed for children with Down Syndrome. From this study it was found that the formation and autonomy of teachers contribute to the learning process of students with Down Syndrome, although there is a partnership between teacher and school within the institution. It was concluded that the inclusion of students with Down syndrome who are included in this institution, althought the commitment of the teachers, doesn't exist, causing for parents and teachers a visible discontent.
Keywords: Educação inclusiva
Síndrome de Down
Família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Pedagogia (Graduação)
Citation: BRITO, Débora Ítila Ventura de. Análise da inclusão educacional de alunos com Síndrome de Down de uma escola pública do DF. 2015. 19 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9178
Document date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

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