Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9180
metadata.dc.type: Artigo
Title: Brincando também se aprende: a percepção dos professores da educação infantil sobre o lúdico no processo de ensino e aprendizagem
metadata.dc.creator: Santos, Deyseanne da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Chris Alves da
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como finalidade realizar um levantamento teórico acerca da importância do lúdico para o desenvolvimento infantil no processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação para a realização deste trabalho foi feita através de um levantamento bibliográfico qualitativo de vários autores acerca de como a criança se desenvolve, seus aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, evidenciando que o lúdico é fator importante no desenvolvimento infantil. Em complementação a uma pesquisa qualitativa com profissionais da área. Através desta pesquisa, pode-se compreender que o processo de aquisição de conhecimentos e habilidades passa por diversas fases, durante as quais se pode lançar mão das brincadeiras para obter um melhor desempenho dos alunos, pois o lúdico faz do ato de educar um compromisso consciente e intencional, visto que, indiscutivelmente as atividades lúdicas constituem-se num dos mais completos veículos educacionais na formação e desenvolvimento escolar. Palavras chaves: lúdico, brincar, aprendizagem
Abstract: This article aims to perform a theoretical survey about the importance of playfulness to child development in the teaching-learning process. The rationale for the accomplishment of this work was done through a bibliographical survey of quality of various writers about how the child develops, their cognitive and affective, psychomotor aspects, evidencing that the playfulness is an important factor in child development. In addition to a qualitative research with professionals in the field. Through this research, it could be understood that the process of acquisition of knowledge and skills through various stages, during which we can make use of the games to get a better student performance as the playful makes the Act of educating a conscious commitment and intentional, since arguably playful activities constitute one of the most complete educational vehicles on training and school development.
Keywords: Brincadeiras
Aprendizagem
Lúdico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SANTOS, Deyseanne da Silva. Brincando também se aprende: a percepção dos professores da educação infantil sobre o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. 2015. 29 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9180
Issue Date: 17-Nov-2015
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DeyseannedaSilvaSantosTCCGraduacao2015.pdfArtigo808.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.