Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9205
metadata.dc.type: Artigo
Title: Indisciplina em sala de aula: estratégias de enfrentamento
metadata.dc.creator: Magalhães, Kerolayne de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Ventura, Alexandre
metadata.dc.description.resumo: Considerando que a indisciplina é um problema que tem sido fortemente vivenciado no contexto escolar, o presente trabalho propôs-se entender de que forma os professores, juntamente com a equipe pedagógica, podem enfrentar este fenômeno em sala de aula. Para atingir tal objetivo, buscou-se primeiramente descrever a indisciplina no contexto escolar identificando suas causas e manifestações, bem como descrever os fatores que têm influenciado este fenômeno. O referencial teórico e a discussão fundamentaram-se em autores como Aquino (1996), D’Antola (1989), Estrela (2002), Parrat-Dayan (2008), dentre outros. Utilizando uma abordagem metodológica de natureza qualitativa com uso do instrumento inquérito por questionário, a pesquisa de campo foi realizada com 19 professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 45 alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública da região administrativa do Gama no Distrito Federal. Os resultados mostraram que, apesar de boa parte dos professores relacionarem a indisciplina a fatores externos à escola, fatores internos como sua própria prática ou metodologia adotada pela escola também podem influenciar tal problema. Pôde-se pontuar a necessidade que a família tem de reconhecer-se como formadora ética e moral de nossas crianças. O trabalho concluiu-se propondo um olhar mais sensível sobre a indisciplina bem como maneiras de enfrentar tal desafio no contexto escolar.
Abstract: Whereas indiscipline is a problem that has been strongly experienced in the school context, this study aimed to understand how the teacher, along with the teaching staff, might deal with this phenomenon in the classroom. To achieve this goal, first sought to describe-the indiscipline in the school context by identifying its causes and manifestations and describe the factors that have influenced this phenomenon. The theoretical framework and the discussion were based on authors such as Aquino (1996), D'Antola (1989), Estrela (2002), Parrat-Dayan (2008), among others. Using a methodological approach of qualitative nature with use of the instrument questionnaire survey, field research was conducted with 19 teachers from 1st to 5th grade of elementary school and 45 students of 4th and 5th year of elementary school of a public institution of administrative region Gama in the Federal District. The results showed that although many of the teachers relate the discipline to factors outside the school, internal factors such as their own practice or methodology adopted by the school can also influence such a problem. It might punctuate the need that the family has to be recognized as the main responsible for the ethical and moral education of our children. The work was completed by proposing a more sensitive eye on the discipline and ways to face such a challenge in the school context.
Keywords: Indisciplina
Enfrentamento
Escolas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: MAGALHÃES, Kerolayne de Melo. Indisciplina em sala de aula: estratégias de enfrentamento. 2015. 32 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9205
Issue Date: 18-Nov-2015
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KerolaynedeMeloMagalhãesTCCGraduacao2015.pdfArtigo1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.