Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9235
metadata.dc.type: Artigo
Title: O desenho como recurso de linguagem e facilitador na aquisição da escrita e da leitura
metadata.dc.creator: Cavalcante, Ana Carolina Mendes Neves
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordoñez
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho emerge da necessidade de estudar de maneira aprofundada a perspectiva do professor quanto à importância de utilização do desenho nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo como recurso de reflexão algumas referências bibliográficas de especialistas da área, bem como umas pesquisas de âmbito qualitativo com aplicação de questionários e observações caracterizadas parcialmente como estudo de caso. Os objetivos aqui tratados se referiam basicamente em investigar a visão e atuação didática do educador diante o desenho da criança como meio de comunicação e facilitador para as práticas de aquisição da escrita e do senso crítico do aluno, assim como se pretendia compreender a interferência dos fatores culturais no ato de desenhar e de que forma essa ação passa a se desvincular do processo de aprendizagem. Cabe ainda refletir neste artigo, o momento em que o desenho infantil pode se estabelecer como “tema gerador” na alfabetização, assim como as fases de desenvolvimento do desenho infantil pode ser de grande relevância para a exteriorização de sentimentos e construção de pensamentos da criança. Os resultados dessa pesquisa revelaram indícios de que os professores possuem de certa forma a consciência da importância do desenho dentro dos conteúdos trabalhados. Todavia, notou-se também que esses profissionais necessitam de reformulação no currículo, para que suas atuações relacionadas ao desenho recebam maior visibilidade diante a disposição de tempo em sala de aula e formação adequada para a sustentação dessa proposta. A pesquisa ainda direciona a uma possível reflexão quanto às atuações do professor diante as causas que o leva a se desligar muitas vezes da utilização do desenho no cotidiano escolar e analisar o resgate dos fatores culturais e do ser crítico dos alunos dentro dessa dinâmica. Por fim, os resultados ainda revelaram um indireto apelo às instituições formadoras e órgãos responsáveis pelo âmbito educacional, para que melhores oportunidades sejam dadas em aspecto de reformulação de tempo disponível em sala de aula no desenvolvimento dessas ações e formação adequada que favoreçam as práticas e conhecimentos artísticos desses profissionais educadores.
Abstract: This work emerges from the need to study in depth the teacher's perspective as to the importance of drawing application in the early years of elementary school, having as resource for reflection some expert’s bibliographic references, as well as some research of quality framework based in quiz format and observation partially featured as case study. The objectives dealt here referred basically to investigate the vision and educator didactic activities against child’s drawing as means of communication and enabler for writing purchase practices and student’s critical thinking, as well as to understand the interference of cultural factors to the action of drawing and in which way this action gets unlinked of the learning process. It is also reflected in this article the moment in which the infant drawing can establish itself as “generating theme” in literacy, as of the childlike drawin development phases can be of great relevance to the feelings externalization and child thinking construction. Facing the results of this study, the research aims to lead the educators to rethink their performances against the possible causes that lead them most of the time to turn off the utilization of drawing during daily scholar and calls the educational institutions and responsible agencies for the education scope for better opportunities to be given in aspect of makeover the time available in the classroom, in the development of these actions and appropriate training that foment the practical and artistic knowledge of those professional educators.
Keywords: Desenho
Perspectiva do professor
Linguagem
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: CAVALCANTE, Ana Carolina Mendes Neves. O desenho como recurso de linguagem e facilitador na aquisição da escrita e da leitura. 2016. 28 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9235
Issue Date: 10-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaCarolinaMendesNevesCavalcanteTCCGraduacao2016.pdfArtigo900.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.