Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9243
metadata.dc.type: Artigo
Title: A ruptura do lúdico da educação infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Santos, Cássia Angela Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Paula Gomes de
metadata.dc.description.resumo: O lúdico é estudado por vários teóricos conceituados como elemento promovedor do processo de ensino-aprendizagem e ainda como estimulador dos processos cognitivos, sociais e afetivos nas crianças. Desta forma, a pesquisa realizada buscou analisar se há uma ruptura do lúdico da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Para constatar tal fato, foram realizadas observações na Educação Infantil e em duas escolas no primeiro ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino, fazendo uma análise da rotina dos alunos. Diversas escolas do Ensino Fundamental fazem uso do lúdico como prática promovedora de uma aprendizagem significativa e a utilizam como instrumento facilitador da aprendizagem em sala de aula. Embora muito se tenha escrito sobre o brincar na escola e suas inúmeras vantagens para facilitar o processo de ensino- aprendizagem, algumas escolas ainda não se adequaram a esse método de ensino, no qual os alunos aprendem por meio de brinquedos e brincadeiras. É importante ressaltar que a motivação do professor em atuar com métodos e metodologias diferenciadas, em consonância com o projeto pedagógico da escola, podem representar pólos importantes na aprendizagem do aluno.
Abstract: The play is studied by many theorists conceptualized as promoter element of the teaching learning and as a stimulator of cognitive, social and affective in children. Thus, the survey sought to examine whether there is a break from play from kindergarten to the first years of elementary school. To verify this fact, observations were made in kindergarten and first years of elementary school of Public School, making an analysis of students' routine. Several elementary schools make practical use of recreation as a promoter of learning and use it as a significant facilitator of learning in the classroom. Although much has been written about the play in the school and its many benefits to facilitate the teaching-learning process, some schools have not been adequate to this teaching method, in which students learn through toys and games. Importantly, the motivation of the teacher in working with different approaches and methodologies in line with the pedagogical project of the school may represent important focal points in student learning.
Keywords: Lúdico
Educação infantil
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SANTOS, Cássia Angela Silva. A ruptura do lúdico da educação infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. 2011. 24 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9243
Issue Date: 7-Nov-2011
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CássiaAngelaSilvaSantos.pdfMonografia283.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.