Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9245
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: A comunidade escolar e a implementação do projeto político pedagógico
metadata.dc.creator: Morais, Euzilene Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Scardua, Martha Paiva
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo reflete a construção da gestão democrática, tendo como principal instrumento a construção do projeto político pedagógico - PPP. A elaboração do projeto político pedagógico é de grande importância para a escola, através dele que a escola constrói sua identidade e caminha em busca de um ensino de qualidade. O PPP deve ser construído de acordo com a realidade da comunidade escolar, traçando metas e objetivos que visem à melhoria de toda a comunidade, daí a importância da participação coletiva neste processo. O projeto político pedagógico não é uma construção individual e sim coletiva, envolvendo pais, professores, alunos, direção e demais funcionários da escola e comunidade local, todos dando sua parcela de contribuição, pensando e agindo em busca dos ideais que levarão a escola a consolidar a sua democratização e qualidade do ensino e aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo principal identificar as estratégias utilizadas pela gestão de uma escola pública de séries iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal para efetivar a participação da comunidade escolar na elaboração e atualização do seu PPP e demais atividades da escola. A pesquisa teve abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, onde utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários e análise documental do PPP da escola, buscando assim informações que dessem suporte necessário para a construção deste artigo. Com o resultado da pesquisa constatou-se que a comunidade escolar, não participou da construção e implementação do PPP da escola, e apenas alguns funcionários vem participando do processo de atualização.
Keywords: Gestão democrática
Projeto político pedagógico
Comunidade escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: MORAIS, Euzilene Rodrigues. A comunidade escolar e a implementação do projeto político pedagógico. 2011. 25 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9245
Issue Date: 9-Nov-2011
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EuzileneRodriguesMorais.pdfMonografia749.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.