Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9246
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: A influência das rotinas no desenvolvimento infantil: de crianças que frequentam creche no Distrito Federal
metadata.dc.creator: Almeida, Gláucia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Paula Gomes
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo trata da influência das rotinas no desenvolvimento de crianças em uma creche do Distrito Federal. A creche é um local onde a criança passa todo o seu dia ou parte dele, sua entrada nesse espaço requer um processo individualizado de adaptação, que envolve a própria criança, sua família e a instituição. A rotina das atividades deverá levar em conta à realidade das crianças, faixa etária, as necessidades físicas, biológicas e sociais para que promovam seu desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em uma creche filantrópica do Distrito Federal, através de observação não-participante do comportamento das crianças no cotidiano da creche ao longo do dia e da aplicação de questionários. A partir da pesquisa percebeu-se que as respostas não foram convergentes. Para a grande maioria dos pesquisados, a rotina não influencia no trabalho do professor/monitor nem no desenvolvimento das crianças. Ao passo que para outros, ela influencia emocionalmente em relação, as atividades práticas, pois permite que eles se organizem. Conclui-se que as rotinas na creche devem permitir atividades em que, a criança manipule, experimente, raciocine, sinta e aja, sendo essencial que ela tenha controle sobre o que está fazendo, que possa escolher decidir e, ao final, sentir que foi capaz de concluir uma ação, a criança não precisa ficar atrelada a uma rotina que não permita viver sua infância de forma natural. Consideramos a rotina importante e essencial para o bom funcionamento da creche, mas ela deve permitir ainda, momentos de diversidade.
Keywords: Rotina
Creche
Desenvolvimento infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: ALMEIDA, Gláucia Ribeiro de. A comunidade escolar e a implementação do projeto político pedagógico. 2011. 30 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9246
Issue Date: 7-Nov-2011
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GláuciaRibeiroDeAlmeida.pdfMonografia521.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.