Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9246
metadata.dc.type: | Monografia(Graduação) |
Title: | A influência das rotinas no desenvolvimento infantil: de crianças que frequentam creche no Distrito Federal |
metadata.dc.creator: | Almeida, Gláucia Ribeiro de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Paula Gomes |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo trata da influência das rotinas no desenvolvimento de crianças em uma creche do Distrito Federal. A creche é um local onde a criança passa todo o seu dia ou parte dele, sua entrada nesse espaço requer um processo individualizado de adaptação, que envolve a própria criança, sua família e a instituição. A rotina das atividades deverá levar em conta à realidade das crianças, faixa etária, as necessidades físicas, biológicas e sociais para que promovam seu desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizada em uma creche filantrópica do Distrito Federal, através de observação não-participante do comportamento das crianças no cotidiano da creche ao longo do dia e da aplicação de questionários. A partir da pesquisa percebeu-se que as respostas não foram convergentes. Para a grande maioria dos pesquisados, a rotina não influencia no trabalho do professor/monitor nem no desenvolvimento das crianças. Ao passo que para outros, ela influencia emocionalmente em relação, as atividades práticas, pois permite que eles se organizem. Conclui-se que as rotinas na creche devem permitir atividades em que, a criança manipule, experimente, raciocine, sinta e aja, sendo essencial que ela tenha controle sobre o que está fazendo, que possa escolher decidir e, ao final, sentir que foi capaz de concluir uma ação, a criança não precisa ficar atrelada a uma rotina que não permita viver sua infância de forma natural. Consideramos a rotina importante e essencial para o bom funcionamento da creche, mas ela deve permitir ainda, momentos de diversidade. |
Keywords: | Rotina Creche Desenvolvimento infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | ALMEIDA, Gláucia Ribeiro de. A comunidade escolar e a implementação do projeto político pedagógico. 2011. 30 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9246 |
Issue Date: | 7-Nov-2011 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GláuciaRibeiroDeAlmeida.pdf | Monografia | 521.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.