Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9253
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Percepções dos egressos do curso de Pedagogia sobre a sua formação acadêmica |
metadata.dc.creator: | Araújo, Sheila Vilar de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gomes, Valícia Ferreira |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a percepção de egressos do curso de Pedagogia sobre as experiências adquiridas no estágio bem como na sua formação acadêmica nos desafios da prática docente. Com a fundamentação teórica baseada nas ideias de Saviani (2009) da dissociação teoria/ prática e desvalorização da profissão; Tanuri (2000) sobre a evolução dos cursos de formação de professores e as ideias de Pimenta e Lima (2012) bem como de Barreiro e Gebran (2006) sobre estágio. A pesquisa de campo foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com quatro professoras, sendo duas da Escola Pública e outras duas da Escola Privada, no Distrito Federal. Os resultados evidenciam, que apesar dos avanços nas políticas de formação de professores em resposta à necessidade da qualidade na formação inicial, ainda não são significativos. A ênfase nos conteúdos disciplinares em detrimento da parte pedagógico-didática, ausência da reflexão sobre a prática docente além do estágio como cumprimento legal. |
Abstract: | This article presents the results of a survey that aimed to investigate the perception of Faculty of Education graduates concerning their experiences on stage as well as in their academic progress on the challenges of teaching practice. With the theoretical foundation based on Saviani ideas (2009) of the decoupling theory / practice and devaluation of the profession; Tanuri (2000) on the development of teacher training courses and ideas pepper and Lima (2012) and Barreiro and Gebran (2006) on stage. The field research was conducted through a semistructured interviews with four teachers, two Public School and two of Private School in the Federal District. The results show that despite advances in teacher training policies in response to the need for quality in basic training, are not yet significant. The emphasis on subject content at the expense of pedagogical-didactic part, lack of reflection on teaching practice beyond the stage as legal compliance. |
Keywords: | Formação acadêmica Egresso Prática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | ARAÚJO, Sheila Vilar de. Percepções dos egressos do curso de Pedagogia sobre a sua formação acadêmica. 2015. 19 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9253 |
Issue Date: | 21-Nov-2015 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SheilaVilardeAraújoTCCGraduacao2015.pdf | Artigo | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.