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https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9284
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Implementação da Lei Federal n. 10.639/03 na Escola Classe 47 de Ceilândia - DF |
metadata.dc.creator: | Moura, Greziele Santana França de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freitas, Lêda Gonçalves de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo objetiva descrever o processo de implementação da Lei Federal n. 10.639/03 na Escola Classe 47 de Ceilândia-DF que, desde 2006 tem desenvolvido a temática do Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme pres- creve a referida lei. Especificamente, buscar-se-á apresentar as dificuldades de im- plementação da Lei Federal n. 10.639/03; descrever como aconteceu a formação dos professores para trabalhar com a temática da igualdade racial; e verificar os efeitos da implementação da Lei Federal para combater o racismo. A Lei n. 10.639/03 foi elaborada com o intuito de que as escolas incluíssem a história e a cultura afro-brasi- leira e africana no cotidiano escolar, de maneira que essa cultura tenha visibilidade e seja respeitada. A pesquisa de campo foi realizada com dois professores e um super- visor. Utilizou-se de entrevistas individuais semiestruturadas e análise documental. As entrevistas foram transcritas. Após este processo foram realizadas várias leituras com vistas à sistematização das informações. Com as informações das entrevistas e a análise documental, os dados foram organizados em categorias, com vistas a atender os objetivos do estudo. São elas: a) Processo de Implementação da Lei n. 10.639/03; b) Formação de Professores; c) Desafios na Implementação da Lei n. 10.639/03. Foi constatado que a efetivação da Lei Federal n. 10.639/03 é eficaz graças ao ‘Projeto Orgulho e Consciência Negra’ que está incluso no Projeto Político Pedagógico da es- cola e vem abordando a importância do tema, visando uma educação antirracista, estando atenta à dimensão da identidade dos estudantes e a diversidade, articulado à formação de professores. Com isso, a escola está empenhada na concretização de uma educação antirracista. |
Keywords: | Lei Federal n. 10.639/03 Escolas públicas Racismo |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | MOURA, Greziele Santana França de. Implementação da Lei Federal n. 10.639/03 na Escola Classe 47 de Ceilândia - DF. 2015. 29 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9284 |
Issue Date: | 19-Nov-2015 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
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