Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9290
metadata.dc.type: Artigo
Title: O começo e a retomada dos estudos: os desafios do aluno da educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Silva, Hamony Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erondina Barbosa
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos educandos em começar ou recomeçar os estudos na Educação de Jovens e Adultos, em uma escola localizada no município de Águas Lindas de Goiás. O trabalho se fundamenta nas ideias de Freire (1993) e Vieira e Farias (2007) que abordam as raízes históricas do analfabetismo no Brasil. Também foram consultados os marcos legais da Educação de Jovens e adultos: a Constituição Federal (BRASIL, 1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9393/96 (BRASIL, 1996). A pesquisa de campo foi realizada por meio de um estudo de caso com nove educandos e três educadores de uma escola pública da Cidade de Águas Lindas de Goiás. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e conversas informais (GONZALEZ REY, 2005. A análise dos resultados levou em consideração a visão dos educadores em relação as maiores dificuldades que enfrentam para começar e/ou recomeçar os estudos. Os resultados evidenciam que os educadores participantes da pesquisa já atuam na área há algum tempo e gostam de trabalhar com a EJA, no entanto não tem o reconhecimento, pois o baixo salário é um dos fatores de desmotivação. Também evidenciam que a maioria dos estudantes deixaram os estudos por necessidade de trabalho, por falta de oportunidades e também por falta de incentivo e que a retomada aos estudos é marcada pela grande expectativa de mudar de vida.
Keywords: História da EJA no Brasil
Marcos legais da EJA
Retomada dos estudos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SILVA, Hamony Alves da. O começo e a retomada dos estudos:os desafios do aluno da educação de jovens e adultos. 2015. 26 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9290
Issue Date: 18-Nov-2015
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HamonyAlvesdaSilvaTCCgraduacao2015.pdfArtigo707.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.