Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9291
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Análise histórico-cultural: um olhar sobre a brincadeira na contemporaneidade |
metadata.dc.creator: | Silva, Ana Carolina Dias Costa da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza Sobrinho, Andrea Dias Garzesi |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar a relação entre as mudanças sociais e as maneiras de brincar das crianças a partir da abordagem histórico-cultural. Vygotsky (2007) pontua que o sujeito constitui sua subjetividade na relação com o outro, dessa maneira, o ato de brincar é uma prática que oportuniza desenvolvimento sendo influenciado pelo contexto históricocultural. O delineamento metodológico foi embasado pela abordagem qualitativa tendo como procedimento a elaboração de um documentário, de modo participativo. Participaram da pesquisa seis pessoas, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com duas mães; uma pedagoga e uma psicóloga infantil, e duas crianças fez-se o uso da entrevista lúdica, no período escolar. Dessa maneira, identificou-se que a relação que se estabelece no contexto do brincar foi influenciada pelas transformações sociais e geracionais associadas a contemporaneidade. |
Abstract: | The current research aimed to analyze the relationship between the social changes and the ways kids play, from the historical-cultural approach. Vygotsky (2007) states that the subject builds it’s own subjectivity in the relation with the other, under this concept, the act to play is a practice that support development influenced by the historical-cultural context. The methodological lining was based by the qualitative approach having the production of a documentary as procedure, so participatory. Six people took part in the research, witch semistructured interviews being performed with two mothers; one pedagogue and one child psychologist, and with two children was performed a playful interview, in the period school. This way, was identified that the relation established in the playing context was influenced by the social and generational transformations tied to the contemporaneity. |
Keywords: | Brincadeiras Mudanças sociais Subjetividade infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Saúde e Medicina |
metadata.dc.publisher.program: | Psicologia (Graduação) |
Citation: | SILVA, Ana Carolina Dias Costa da. Computação quântica: comparativo dos algoritmos. 2016. 24 f. Artigo (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9291 |
Issue Date: | 7-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Psicologia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnaCarolinaDiasCostadaSilvaTCCGraduação2016.pdf | Artigo | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.