Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9291
metadata.dc.type: Artigo
Title: Análise histórico-cultural: um olhar sobre a brincadeira na contemporaneidade
metadata.dc.creator: Silva, Ana Carolina Dias Costa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Sobrinho, Andrea Dias Garzesi
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetivou analisar a relação entre as mudanças sociais e as maneiras de brincar das crianças a partir da abordagem histórico-cultural. Vygotsky (2007) pontua que o sujeito constitui sua subjetividade na relação com o outro, dessa maneira, o ato de brincar é uma prática que oportuniza desenvolvimento sendo influenciado pelo contexto históricocultural. O delineamento metodológico foi embasado pela abordagem qualitativa tendo como procedimento a elaboração de um documentário, de modo participativo. Participaram da pesquisa seis pessoas, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com duas mães; uma pedagoga e uma psicóloga infantil, e duas crianças fez-se o uso da entrevista lúdica, no período escolar. Dessa maneira, identificou-se que a relação que se estabelece no contexto do brincar foi influenciada pelas transformações sociais e geracionais associadas a contemporaneidade.
Abstract: The current research aimed to analyze the relationship between the social changes and the ways kids play, from the historical-cultural approach. Vygotsky (2007) states that the subject builds it’s own subjectivity in the relation with the other, under this concept, the act to play is a practice that support development influenced by the historical-cultural context. The methodological lining was based by the qualitative approach having the production of a documentary as procedure, so participatory. Six people took part in the research, witch semistructured interviews being performed with two mothers; one pedagogue and one child psychologist, and with two children was performed a playful interview, in the period school. This way, was identified that the relation established in the playing context was influenced by the social and generational transformations tied to the contemporaneity.
Keywords: Brincadeiras
Mudanças sociais
Subjetividade infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Psicologia (Graduação)
Citation: SILVA, Ana Carolina Dias Costa da. Computação quântica: comparativo dos algoritmos. 2016. 24 f. Artigo (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9291
Issue Date: 7-Feb-2017
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaCarolinaDiasCostadaSilvaTCCGraduação2016.pdfArtigo1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.