Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9327
metadata.dc.type: Artigo
Title: A contribuição das saídas pedagógicas para a aprendizagem dos estudantes do 5° ano do ensino fundamental de uma escola privada do DF
metadata.dc.creator: Ramos, Ana Claudia Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo demonstra como a saída pedagógica é capaz de proporcionar o desenvolvimento da criança, no momento em que possibilita uma interação com o meio, além de proporcionar práticas pedagógicas diferenciadas. Essa atividade também contribui no processo de aprendizagem, por meio da promoção de vivências e de valores sociais, culturais e ambientais. Sendo assim o estudo se torna relevante por trazer as seguintes proposições: realização do planejamento, importância das saídas pedagógicas, identificar a visão dos educadores. Dessa forma as saídas pedagógicas tiveram como intuito aproximar o aluno com o meio social, fazendo com que ele vivencie momentos diferenciados de maneira expositiva e prática, trazendo novas propostas curriculares. A abordagem de pesquisa qualitativa difere da quantitativa, à medida que não emprega um instrumental estatístico como base na análise de um problema, não pretendendo medir ou numerar categorias (RICHARDSON, 1989).Por meio da pesquisa de campo analisamos os métodos utilizados pelos professores para o planejamento das saídas pedagógicas e a sua importânciaO instrumento utilizado neste estudo foi a entrevista semiestruturada, na qual as perguntas foram claramente definidasA escola pesquisada está localizada em Águas Claras/DF. O estudo foi realizado com três turmas do 5° ano do Ensino Fundamental As saídas pedagógicas se mostraram uma oportunidade de aproximar o aluno ao meio social, permitindo ao educando vivenciar momentos que vão prepará-lo para o futuro, além de oportunizar ao professor conhecer novos meios de ensino que tenham uma didática eficaz.
Keywords: Planejamento
Saída pedagógica
Aprendizagem significativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: RAMOS, Ana Claudia Macedo. A contribuição das saídas pedagógicas para a aprendizagem dos estudantes do 5° ano do ensino fundamental de uma escola privada do DF. 2016. 25 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9327
Issue Date: 22-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaClaudiaMacedoRamosTCCGraduacao2016.pdfArtigo972.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.