Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9342
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | A contribuição do site Plenarinho para a formação cidadã de crianças e pré-adolescentes |
metadata.dc.creator: | Alves, Bárbara Bezerra |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Janete Cardoso Dos |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa teve como base a investigação do portal www.plenarinho.leg.br, o site infanto-juvenil da Câmara dos Deputados. Foi realizado um estudo dos conteúdos oferecidos e das estratégias desenvolvidas por ele para atingir crianças e pré-adolescentes de 9 a 14 anos. Este portal é um canal de educomunicação que traz informações, jogos e atividades sobre cidadania, direitos sociais e política, com ênfase no Poder Legislativo. Para amparar esse estudo, do ponto de vista teórico, os autores Benevides (1996), Lévy (1999) e Orozco (2009), juntamente com outros citados no artigo, contribuíram para a compreensão de como a tecnologia impacta o ambiente pedagógico dentro e fora dos muros da escola. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com dois professores que trabalharam com o site, além da análise das atividades e produtos desenvolvidos. O estudo conclui que o portal Plenarinho atende às exigências básicas que um portal pedagógico precisa cumprir para se intitular como tal. |
Abstract: | The research was based on the investigation at the portal www.plenarinho.leg.br, the children's site of the House of Representatives. A study was conducted of the offered content and strategies developed for it to reach children and teenagers between 9 to 14 years old. This portal is an educational communication channel that provides information, games and activities on citizenship, social and political rights, with emphasis on the legislature. To support this study, from a theoretical point of view,Benevides authors (1996), Lévy (1999) and Orozco (2009), along with others mentioned in the article, contributed to the understanding of how technology impacts the educational environment inside and outside the school walls. Semi-structured interviews were conducted with two teachers who worked with the site, as well as analysis of activities and products developed. It concludes that the portal Plenarinho has the basic requirements that an educational portal must have to be entitled as such. |
Keywords: | Tecnologia Aprendizagem Cidadania |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | ALVES, Bárbara Bezerra. A contribuição do site Plenarinho para a formação cidadã de crianças e pré-adolescentes. 2016. 24 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9342 |
Issue Date: | 21-Nov-2016 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BárbaraBezerraAlvesTCCGraduacao2016.pdf | Artigo | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.