Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9344
metadata.dc.type: Artigo
Title: Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública
metadata.dc.creator: Araújo, Carollyne Dias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Paula Gomes de
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, tem se tornado comum crianças com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização nas escolas. No entanto, o docente precisa intervir, criando métodos que promovam a melhoria dos discentes nesse processo. Contudo, percebe-se que essas dificuldades interferem não apenas na aprendizagem do educando, mas no modo do docente ensinar. Logo, o objetivo do presente artigo é investigar como os professores enfrentam as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública. Para analisar essa situação, a pesquisa foi desenvolvida através de estudos com base nos autores Smith e Strick, Ferreiro e Soares. Além disso, houve pesquisa de campo, com observações e entrevista semiestruturada aos docentes das turmas observadas. Sendo assim, os resultados obtidos a partir da pesquisa foram relativamente satisfatórios, já que as docentes encontram dificuldades, mas buscam intervir, cada uma à sua maneira, para o avanço no processo de aprendizagem dos estudantes na alfabetização.
Abstract: Nowadays, children who have learning disabilities during the alphabetizing are getting even more common at schools. Consequently, the teaching staff has to interfere, creating methods to improve their student body at the process. However, it is noticeable that those difficulties influence directly on the way students learn, but also, on the way teachers instruct. The article’s aim is to investigate how professors face those difficulties during students’ alphabetizing from the third grade of the Elementary Education at public schools. Therefore, to analyze this situation, the research was developed based on authors as Smith & Strick, Ferreiro & Soares. Beyond that, there were field survey with observation and semi-structured interviews applied on the teachers of those observed classes. In such case, the results were relatively appropriated, since these teachers really face obstacles; nevertheless, they are trying to achieve, at their own way, their students learning at the alphabetizing.
Keywords: Dificuldades de aprendizagem
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: ARAÚJO, Carollyne Dias de. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização de estudantes do 3º ano do ensino fundamental da rede pública. 2016. 25 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9344
Issue Date: 8-Jun-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarollyneDiasdeAraújoTCCGraduação2016.pdfArtigo736.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.