Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9355
metadata.dc.type: Artigo
Title: O papel do psicopedagogo e do orientador educacional: uma comparação entre as funções
metadata.dc.creator: Santos, Denise Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Boato, Elvio Marcos
metadata.dc.description.resumo: O Psicopedagogo e o Orientador Educacional são importantes na escola, pois seus papéis visam a intervir nas questões relacionadas ao desenvolvimento da criança, investigar e prevenir as causas de problemas no processo de ensino-aprendizagem. Em função disso, o objetivo desse trabalho foi analisar o papel do Psicopedagogo e do Orientador Educacional, buscando apresentar pontos fundamentais de ajuda ao leitor que desejar saber a diferença entre as profissões e qual é a função que cada uma tem. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista feita com uma Psicopedagoga e uma Orientadora da mesma escola de Educação Infantil com localização em Taguatinga Norte no Distrito Federal. Concluiu-se, a partir das respostas apresentadas, que o Psicopedagogo faz seu trabalho voltado para dificuldades na aprendizagem e o Orientador Educacional trabalha de acordo com o projeto político-pedagógico da escola, organizando, planejando e orientado os professores quanto ao trabalho pedagógico, porém percebeu-se durante a pesquisa que, apesar de cada função ter sua individualidade, as duas profissionais da escola estudada, exercem ações pertinentes ao trabalho da outra, buscando favorecer um bom desenvolvimento dos alunos.
Abstract: The Psichopedagogist andthe Educational Advisor are important in school, because his papers aim to intervene in inssues related to the development of the child, investigate and prevent the causes of problems in the teaching learning process. Because of this, the objective of this work was to analyse the role of the Psichopedagogist and the Educational Advisor, seeking to introduce basic points to help the reader to want to know the diference between professions and what isthe role that each one has. The data were collected through aninterwiew with a psichopedagogist and a tutor from the same school of early childhood education located in mayobridge in the Federal District, it was concluded from theresponses submitted, that the Psichopedagogist does his job back for difficulties in learning and Educational Advisor turns to everything in pedagogical political project of the school, organizing, planning and targeted teachers as for the pedagogical work, howeverit was noticed during the research that, despite each function have their individuality, both professionals in the school studied, are relevant to the work of the other actions, seeking to promote a good development of the students.
Keywords: Psicopedagogo
Orientador educacional
Processo ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SANTOS, Denise Ferreira dos. O papel do psicopedagogo e do orientador educacional: uma comparação entre as funções. 2016. 11 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9355
Issue Date: 21-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DeniseFerreiradosSantosTCCGraduação2016.pdfArtigo1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.