Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9358
metadata.dc.type: Artigo
Title: Os alunos ingressantes em pedagogia em uma IES particular do DF: um olhar sobre suas expectativas
metadata.dc.creator: Araújo, Halaxerma Brandão
metadata.dc.contributor.advisor1: Caliman, Geraldo
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender as expectativas dos estudantes ingressantes de Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular do Distrito Federal. Além disso, busca-se entender as emoções e aflições destes discentes em relação ao curso e analisar a percepção dos ingressantes em relação à identidade do profissional de Pedagogia e suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Tomou-se como fundamentação teórica de base os estudos de Holtz (2006), que apresenta um breve delineamento histórico sobre a figura do pedagogo na sociedade,e as contribuições de Libâneo (1999) e Gattie Barreto(2009) a respeito da formação deste profissional da educação nas IES e sua perspectiva de atuação. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, foi realizada com 17 alunos do segundo semestre de Pedagogia dessa IES, aos quaisse aplicouquestionários com questões abertas e fechadas. Os dados gerados e analisados mostram que a opção pelo curso de Pedagogia se dá pela realização pessoal e pelas restrições financeiras do alunado, bem como o pouco conhecimento sobre a atuação como regente de turma e as possibilidades promissoras de inserção no mercado laboral. Também foram evidenciados um posicionamento altruístico sobre a figura do Pedagogoeo baixo entendimento dos participantes acerca das diferenças entre teoria e prática pedagógica.
Keywords: Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: ARAÚJO, Halaxerma Brandão. Os alunos ingressantes em pedagogia em uma IES particular do DF: um olhar sobre suas expectativas. 2016. 27 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9358
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HalaxermaBrandãoAraújoTCCGraduação2016.pdfArtigo448.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.