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metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Mediação do professor no desenvolvimento escolar inclusivo da criança com transtorno espectro autista
metadata.dc.creator: Silva , Thaís Maluf
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Andrea Dias Garzesi
metadata.dc.description.resumo: Autismo é considerado um quadro de espectro dentro dos Transtornos do Espectro Autista. O termo significa “de si mesmo”, ou seja, refere-se a comportamentos voltados para o próprio sujeito. É considerado espectro devido à gama de características que o permeiam. No entanto, há três características que são comuns a quase todos os casos e que levam ao prejuízo na área social: alteração da comunicação social, com falha ou ausência na linguagem; alteração na interação com o outro; e presença de comportamentos estereotipados. O presente estudo tem o intuito de analisar as mediações que ocorrem no contexto escolar inclusivo envolvendo uma criança autista, a professora e seus pares em sala de aula. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e os dados constatados nas observações no contexto escolar e nas entrevistas feitas com o pai e a professora foram analisados com suporte na abordagem histórico-cultural, principalmente Vygostky e com base na análise descritiva interpretativa. Os resultados demonstraram a importância de um sistema de inclusivo que seja eficaz e não de integração, como também o quanto a mediação é importante para o desenvolvimento baseado no foco de aprendizado da criança, principalmente de uma criança com perturbações do espectro autista, que necessita de uma intervenção mais centrada e guiada.
Abstract: Autism is considered a spectrum within the Global Developmental Delay, which means "absorbed in the self", in other words, one that presents self-stimulatory behaviour. Is considered a spectrum due to the range of features that permeate this, however, there are three characteristics that are common to almost all cases and that lead to damage in the social area: changing in social communication, with language failure; interaction alteration with other people; and the presence of stereotyped behaviours. The present study aims to analyse the involvement between a child with autism in the educational context during the process of inclusion, both with the teacher and with their peers in the classroom. This research has a qualitative nature and the data collected during observations in the educational context and during interviews with parents and teachers were analysed supporting the cultural-historical theory, in Vygostky and based on microgenetic design. The results of the collected data showed the importance of an inclusion system that is truly inclusive and not of an integration aspect, but also how the teacher involvement is important for the development and learning of a child, especially of a child with autism spectrum, which requires a more focused and guided intervention.
Keywords: Autismo
Psicologia
Inclusão escolar
Abordagem histórico-cultural
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Psicologia (Graduação)
Citation: SILVA, Thaís Maluf. Mediação do professor no desenvolvimento escolar inclusivo da criança com transtorno espectro autista. 2014. 53 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9377
Issue Date: 16-Jun-2014
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