Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9378
metadata.dc.type: Artigo
Title: O lúdico como mediador na identificação de abusos sofridos por crianças da educação infantil
metadata.dc.creator: Ribeiro, Ivanete Francisco Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Chris
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como principal objetivo investigar se o lúdico poderá servir de mediador na identificação de abusos sofridos por estudantes da educação infantil. Como instrumento valioso, a brincadeira pode ser além de facilitadora da aprendizagem, na socialização e no desenvolvimento da linguagem, do cognitivo e do motor, a brincadeira também fornece ao professor meios diversos de conhecer mais o seu aluno. Quando o professor se envolve nos momentos lúdicos ele pode reconhecer sinais de abusos, e assim procurar intervir para que os abusos cessem. Teve como metodologia a abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada com professores da rede privada de ensino e da rede pública de ensino, também com conselheiros tutelares. As professoras afirmaram que as brincadeiras são importantes na relação com os alunos e algumas professoras perceberam os sinais de abusos nos momentos de brincadeira na sala de aula. Isso levou a um alhar mais atento para as crianças e fortalecimento dos laços de confiança com seus alunos, uma vez que os abusos podem causar danos graves no corpo e na vida de uma criança, e isso se reflete na vida adulta.
Abstract: This articule aims to investigate whether the ludic approach com serve as a tool in identifying young students suffering from abuse. Valuable tools such as facilitated learning, socialization, cognitive, motor, language development, a provide the teacher with several ways to learn about the students. When the teacher engages students in these activities, it will give the ability to recognize the sings of abuse so the teacher can intervene to stop the abuse. 7 Data shows from research on this methodology that was collected from teachers and counselors that these techniques build and important relationship between the students the teacher. Noticed, sings of abuse in playful moments among the students in the classroom. This led to a more detailed look into the children’s behavior with one another. This is an important study because it can cause serious demage mentally and physically to the child that can reflect into their adult hood.
Keywords: Lúdico
Abuso infantil
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: RIBEIRO, Ivanete Francisco Reis. O lúdico como mediador na identificação de abusos sofridos por crianças da educação infantil. 2016. 31 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9378
Issue Date: 9-Jun-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IvaneteFranciscoReisRibeiroTCCGraduação2016.pdfArtigo951.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.