Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9382
metadata.dc.type: Artigo
Title: A importância de estratégias e estímulos a leitura na educação infantil
metadata.dc.creator: Rodrigues, Lorena Januário
metadata.dc.contributor.advisor1: Benício, Edgard Ricardo
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar qual é a importância das estratégias e estímulos a leitura por parte do professor dentro de sala de aula, entender como são feitos os planejamentos para o desenvolvimento da leitura dentro de sala de aula por parte do professor, além de busca identificar quais são as melhores estratégias de leitura para a Educação Infantil. Como aporte teórico Bamberger (1987); Solé (2014); Amorim e Farago (2015); Parâmetro Curricular Nacional (1997); Avelar (2000), Kretzmann e Rodrigues (2006) e Gama e Figueiredo ([201-?]) entre outros. É uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com aplicação de questionário para professoras e coordenadoras e entrevista com os alunos de dois CEPI - Centro Educacional Primeira Infância. Os principais resultados são que a maioria dos professores utilizam a leitura durante a semana e que as estratégias e estímulos são poucos e repetitivos. Conclui-se que as professoras estão fazendo o seu papel de estímulos à formação de jovens leitores, mas precisam ter mais conhecimento de tipos de estratégias diferentes que podem usar na sala de aula.
Keywords: Educação infantil
Leitura
Estratégias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: RODRIGUES, Lorena Januário. A importância de estratégias e estímulos a leitura na educação infantil. 2016. 26 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9382
Issue Date: 28-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LorenaJanuárioRodriguesTCCGraduação.pdfArtigo726.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.