Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9382
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | A importância de estratégias e estímulos a leitura na educação infantil |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Lorena Januário |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Benício, Edgard Ricardo |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar qual é a importância das estratégias e estímulos a leitura por parte do professor dentro de sala de aula, entender como são feitos os planejamentos para o desenvolvimento da leitura dentro de sala de aula por parte do professor, além de busca identificar quais são as melhores estratégias de leitura para a Educação Infantil. Como aporte teórico Bamberger (1987); Solé (2014); Amorim e Farago (2015); Parâmetro Curricular Nacional (1997); Avelar (2000), Kretzmann e Rodrigues (2006) e Gama e Figueiredo ([201-?]) entre outros. É uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com aplicação de questionário para professoras e coordenadoras e entrevista com os alunos de dois CEPI - Centro Educacional Primeira Infância. Os principais resultados são que a maioria dos professores utilizam a leitura durante a semana e que as estratégias e estímulos são poucos e repetitivos. Conclui-se que as professoras estão fazendo o seu papel de estímulos à formação de jovens leitores, mas precisam ter mais conhecimento de tipos de estratégias diferentes que podem usar na sala de aula. |
Keywords: | Educação infantil Leitura Estratégias |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | RODRIGUES, Lorena Januário. A importância de estratégias e estímulos a leitura na educação infantil. 2016. 26 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9382 |
Issue Date: | 28-Nov-2016 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LorenaJanuárioRodriguesTCCGraduação.pdf | Artigo | 726.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.