Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9389
metadata.dc.type: Artigo
Title: A afetividade na educação infantil e sua influência na formação integral do estudante
metadata.dc.creator: Almeida, Mariany Candida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Chris Alves da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo enfatizar a importância da íntima relação que a afetividade tem com a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Sendo a afetividade um fator integrante para o convívio social, este trabalho traz consigo a suma necessidade que a sociedade tem de pessoas que trazem em sua prática o diferencial; de ser igual no diferente, e fazer a diferença no que é sempre igual. Nesta pespectiva, este trabalho visa apresentar a imensa necessidade que o meio escolar tem de afetividade como fator integrante de aprendizagem e desenvolvimento. Este trabalho traz consigo vários documentos do Ministério da Educação, bem como a LDB, que dão um embasamento teórico na prática educacional, no que diz respeito à temática em questão. É trabalhado de forma bem sucinta as diferenças e igualdades de conceitos entre Piaget, Vygotsky e Wallon, não restringindo assim a opnião de vários outros autores que falam a respeito do tema e que apresentarei ao longo do trabalho. Para melhor comprender como se dá esta junção, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública do Distrito Federal. A pesquisa reuniu opiniões dos professores, dos alunos e dos pais a respeito do assunto. Opinião esta que fez com que este trabalho pudesse contribuir para com todas as pessoas que se interessam pelo ensino através da troca recíproca de saberes.
Abstract: The main objetive of this study is emphasize about the importance of intimate relationship that affectivity has with the learning and development of children in the childhood education. The affectivity is an important factor constituent for the social relationship. This study brings with it the extreme necessity that the society have of people that get with yourself the practice of the differential; of people that can be the same at the different and can be the difference doing things that are always do at the same way. This study also aim to present the great need that the school environment have of the affectivity like a factor of learning and development. This study presents a lot of documents of the Ministry of Education, such as the LDB, that give some theoretical foundation for the education practice about things that this study is talking about. At this study is explanning the differences and igualities between the talk of Piaget, Vygotsky and Wallom, without any restrition at the opinion of several authors who speak about this. To the better comprehension of this, it was do a field research in a public school at the Distrito Federal. This field research gathered opinions of teachers, students and parentes about this theme. This opinion let this study contribute with all of people that who are interested in education through the mutual exchange of knowledge.
Keywords: Afetividade
Aprendizagem
Desenvolvimento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: ALMEIDA, Mariany Candida de. A afetividade na educação infantil e sua influência na formação integral do estudante. 2016. 48 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9389
Issue Date: 9-Jun-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarianyCandidadeAlmeidaTCCGraduação2016.pdfArtigo844.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.