Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9392
metadata.dc.type: Artigo
Title: A experiência do PROEITI em uma escola pública de Taguatinga DF: na perspectiva da aprendizagem dos alunos.
metadata.dc.creator: Figueiredo, Michelly Cristina Guedes
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordoñez
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção do Projeto de Educação Integral em Tempo Integral – PROEITI, procurou se averiguar se o mesmo consegue desenvolver efetivamente todas as suas propostas pedagógicas com os estudantes participantes do 2° ano numa escola de Ensino Fundamental de Taguatinga - DF. Apresentando como recurso de reflexão algumas referências bibliográficas de especialistas da área, bem como umas pesquisas de âmbito qualitativo praticado em formato de questionários e observações caracterizadas parcialmente como estudo de caso. O PROEITI (Projeto de Educação Integral, em Tempo Integral) é uma proposta que visa estender o tempo de estudantes nas escolas, buscando expandir também as oportunidades educacionais que o estudante poderá ter em uma jornada de 10 horas no ambiente escolar. Com o passar dos anos foi possível notar que surgiram diversas políticas públicas voltadas para a educação integral sendo possível perceber a necessidade que se tem de uma ampliação das oportunidades educacionais para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de duas entrevistas e da análise dos questionários respondidos por professores da escola pesquisada. Os resultados apontam que os professores consideram que o projeto seja relevante, mas os mesmos discutem que não há uma boa estrutura para seu funcionamento, sendo os espaços não adequados para a promoção de atividades diversificadas, sendo também um fator negativo a pouca participação dos pais na escola.
Abstract: This study has a goal to certificate the PROEITI’s perception – an Integral Education Project on Full Time, and also it reaches verifying if all pedagogical proposes have been developed effectively to First Degree students in an Elementary School of Taguatinga - DF. It has showed some bibliographic references of the specialists to begin the discussion and qualitative researches, which were in shaped questions with information characterized like a case study. The PROEITI aims to increase the time that students spend in the school and expand their educational opportunities with extra journey in the school environment that it could be until 10 hours. Over time, several public policies about integral education have arisen, and then it is noticeable that they need to increase the educational opportunities to aid the student’s development. The data of this research were collected through two interviews and analysis of the questionnaires answered by teachers of the researched school. The results reveal teachers consider this project as relevant, but they discuss there are not a nice infrastructure to its good functioning, because the physical spaces are inappropriate in promoting extra-curricular activities, and low involved parents of the students like another negative factor.
Keywords: Educação integral
Atividades diversificadas
PROEITI
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: FIGUEIREDO, Michelly Cristina Guedes. A experiência do PROEITI em uma escola pública de Taguatinga DF: na perspectiva da aprendizagem dos alunos. 2016. 27 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9392
Issue Date: 23-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MichellyCristinadaSilvaFigueiredoTCCGraduação2016.pdfArtigo629.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.