Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9394
metadata.dc.type: Artigo
Title: A afetividade e o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: um estudo em duas escolas públicas do DF
metadata.dc.creator: Jesus, Palloma Pereira O. de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Adriana Matos Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: O artigo tem por objetivo trazer a reflexão sobre a afetividade e o processo ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil do ensino público do Distrito Federal. Com o auxílio das pesquisas de Wallon (1968) que, por meio de seus estudos mostrou a importância da afetividade no desenvolvimento do indivíduo, Piaget (1982) enfatiza, inteligência e afetividade são de naturezas distintas. Especificamente, Cunha (2008), Freire (1996) e Libâneo (1990), defendem a dimensão da afetividade para o processo ensino e aprendizagem e enfatiza o professor como principal elemento neste processo. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, e foi realizada em duas escolas públicas de educação infantil da Ceilândia Norte. A pesquisa apoiou-se no estudo bibliográfico e no método fenomenológico, com o registro das observações em um diário de campo. A pesquisa foi realizada em duas turmas de Jardim II com crianças de cinco anos de idade. Foram aprofundados os seguintes temas: O processo ensino e aprendizagem na educação infantil. A afetividade e sua importância no processo ensino e aprendizagem. A relação professor/aluno na educação infantil e o processo ensino e aprendizagem.
Abstract: The article aims to bring the reflection about the affectivity and the teaching and learning process of children in the public education of the Federal District. With the help of Wallon's research, which, through his studies showed the importance of affectivity in the development of the individual, Piaget emphasizes, intelligence and affectivity are of different natures. Specifically, Cunha (2008), Freire (1996) and Libano (1990), defend the dimension of affectivity for the teaching and learning process and emphasize the teacher as the main element in this process. This research had a qualitative approach, and was carried out in two public schools of child education in Ceilândia Norte. The research was based on the bibliographic study and the phenomenological method, with the recording of the observations in a field diary. The research was carried out in two classes of Garden II with children of five years of age. The following topics were deepened: The teaching and learning process in early childhood education. Affectivity and its importance in the teaching and learning process. The teacher / student relationship in early childhood education and the teaching and learning process.
Keywords: Processo ensino e aprendizagem
Educação infantil
Afetividade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: JESUS, Palloma Pereira O. De. A afetividade e o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: um estudo em duas escolas públicas do DF. 2016. 44 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9394
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PallomaPereiraO.DeJesusTCCGraduação2016.pdfArtigo947.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.