Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9417
metadata.dc.type: Artigo
Title: O PIBID como uma política de incentivo ao magistério: o caso de bolsistas participantes
metadata.dc.creator: Rodrigues, Laila
metadata.dc.contributor.advisor1: Síveres, Luiz
metadata.dc.description.resumo: Este artigo investigou as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sobre a perspectiva de permanência na carreira docente dos bolsistas envolvidos. Para tanto, o referencial foi construído a partir do atual quadro de carência de professores e do conceito de política pública. A pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizou questionário com o objetivo de coletar as características dos bolsistas participantes, suas perspectivas de permanência na profissão docente e as contribuições do programa para sua formação. O resultado da pesquisa revelou que os estudantes investigados possuem desejo de seguir carreira como professor e que as contribuições do PIBID afetam tanto os estudantes bolsistas, com a inserção na realidade escolar, quanto à reflexão sobre a estrutura dos cursos de licenciaturas nas Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. Dessa maneira foi possível perceber que o PIBID vem exercendo sua função como política pública de incentivo ao magistério diante de um quadro de baixa atratividade da carreira docente, promovendo a integração entre teoria e prática na formação inicial de professores, motivando os alunos a seguirem carreira docente após a conclusão do curso e desempenhando um papel de fomento a reformulação dos currículos dos cursos de licenciatura a partir de uma reflexão sobre a necessidade de formar professores com base na associação entre conhecimentos teóricos e realidade escolar.
Keywords: PIBID
Atratividade da carreira docente
Formação inicial de professores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: RODRIGUES, Laila. O PIBID como uma política de incentivo ao magistério: o caso de bolsistas participantes. 2014. 32 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9417
Issue Date: 14-Nov-2014
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LailaRodriguesTCCGraduação2014.pdfArtigo767.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.