Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9426
metadata.dc.type: Artigo
Title: Construção numérica: estratégias para aprendizagem
metadata.dc.creator: Alves, Meike Alessandra Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Scárdua, Martha Paiva
metadata.dc.description.resumo: Uma das dificuldades no ensino da Matemática corresponde ao não conhecimento, por parte dos professores, do processo de aprendizagem dos alunos. Como consequência, os professores muitas vezes não conseguem utilizar estratégias de ensino adequadas para favorecer a aprendizagem de seus alunos. Essa é uma das explicações para o fracasso do ensino da Matemática, configurando-se um problema atual e de relevância para as instituições que formam os professores e também para os professores como sujeitos mediadores da aprendizagem. A partir desta preocupação, se pensou sobre a importância do uso de materiais concretos para que os alunos aprendam a construção do número, e se delineou o problema que norteou esta pesquisa. Que estratégias são utilizadas pelos professores para a aprendizagem do número pela criança? Analisar quais as estratégias são utilizadas por professores para a construção do número por alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental é o objetivo principal desta pesquisa que possui abordagem qualitativa. De caráter exploratório, desenvolveu-se por meio da realização de dois instrumentos: a pesquisa documental realizada em blogs, para identificar as estratégias divulgadas por professores no espaço virtual, e a entrevista semi estruturada, que possibilitou coletar dados sobre as atuais estratégias de ensino utilizadas por professores para ajudar seus alunos na construção do número em uma escola pública. Os teóricos que nortearam esta pesquisa foram: Piaget (1949), Kamii (1989) Parra e Saiz (1996) e Vygotsky (1960). A pesquisa identificou que as professoras pesquisadas utilizam em suas aulas estratégias em que o aluno é o principal sujeito do processo de construção do número, atuando para desenvolver aprendizagens significativas e transformadoras. As estratégias mais utilizadas por elas foram encontradas em 10 dos 20 blogs pesquisados foram: os jogos com os geométricos, contagem com boliche, batalhando com numerais, régua numérica, jogos com tabuleiros e dados e o cubra descubra. Na utilização destes jogos pelas Professoras percebe-se que há intencionalidade pedagógica, uma vez que não usam os jogos somente para diversão dos alunos.
Keywords: Construção numérica
Jogos matemáticos
Estratégias de ensino
Formação continuada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: ALVES,Meike Alessandra Araujo. Construção numérica: estratégias para aprendizagem. 2013. 30 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9426
Issue Date: 14-Nov-2013
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MeikeAlessandraAraujoAlvesTCCGraduação2013.pdfArtigo598.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.