Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9439
Type: | Monografia(Graduação) |
Title: | O comunicador como protagonista no espaço escolar: uma análise a partir da educomunicação |
Author(s): | Maduro, Anna Cléa de Souza |
First Advisor: | Foresti, Joadir Antônio |
Summary: | A proposta desta análise sugere o estudo da comunicação junto às práticas educacionais, em um viés transdisciplinar. A educomunicação, conceito criado nos anos 80, é tratada como uma área de intervenção social que visa contribuir para a construção pessoal, profissional e midiática do aluno e da escola pós-modernos. Como problemática, discute-se o desafio de congregar a comunidade acadêmica à escolar, com vistas à implantação de projetos educomunicativos. O pensamento complexo de Edgar Morin e as concepções educativas de Paulo Freire delineiam as hipóteses da pesquisa, que sugere a inserção dos graduandos em Comunicação Social como sujeitos em potencial na perpetuação da educomunicação nos espaços de ensino regulares, as escolas. O referencial teórico e o grupo focal configuram os métodos desta pesquisa, cujo objetivo é avaliar o conhecimento do estudante universitário perante o universo educomunicacional, bem como a postura desses indivíduos enquanto protagonistas no ambiente escolar. Dessa forma, o princípio metodológico baseia-se na necessidade de incentivar atitudes críticas e transformadoras por meio do diálogo e do consenso entre todas as pessoas envolvidas (GOMES; CASAGRANDE, 2002). Tal proposta é almejada a partir de uma junção teórico-prática, cujo objetivo é oferecer subsídios a esses educomunicadores em potencial. Como propõe Kaplún (BONA et al, 2007), o objetivo maior é abrir um espaço democrático e plural que transforma o “educando ouvinte” em um “educando falante”. |
Keywords: | Comunicação Educação Educomunicação Grupo Focal Protagonismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
Program: | CST - Jornalismo |
Citation: | MADURO, Anna Cléa de Souza. Comunicação pública: uma análise do programa participação popular feito pela TV da Câmara dos Deputados. 2014. 63 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9439 |
Document date: | 2014 |
Appears in Collections: | Comunicação Social - Jornalismo (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnnaCléaDeSouzaMaduro.pdf | Monografia(Graduação) | 4.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.