Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9439
Type: Monografia(Graduação)
Title: O comunicador como protagonista no espaço escolar: uma análise a partir da educomunicação
Author(s): Maduro, Anna Cléa de Souza
First Advisor: Foresti, Joadir Antônio
Summary: A proposta desta análise sugere o estudo da comunicação junto às práticas educacionais, em um viés transdisciplinar. A educomunicação, conceito criado nos anos 80, é tratada como uma área de intervenção social que visa contribuir para a construção pessoal, profissional e midiática do aluno e da escola pós-modernos. Como problemática, discute-se o desafio de congregar a comunidade acadêmica à escolar, com vistas à implantação de projetos educomunicativos. O pensamento complexo de Edgar Morin e as concepções educativas de Paulo Freire delineiam as hipóteses da pesquisa, que sugere a inserção dos graduandos em Comunicação Social como sujeitos em potencial na perpetuação da educomunicação nos espaços de ensino regulares, as escolas. O referencial teórico e o grupo focal configuram os métodos desta pesquisa, cujo objetivo é avaliar o conhecimento do estudante universitário perante o universo educomunicacional, bem como a postura desses indivíduos enquanto protagonistas no ambiente escolar. Dessa forma, o princípio metodológico baseia-se na necessidade de incentivar atitudes críticas e transformadoras por meio do diálogo e do consenso entre todas as pessoas envolvidas (GOMES; CASAGRANDE, 2002). Tal proposta é almejada a partir de uma junção teórico-prática, cujo objetivo é oferecer subsídios a esses educomunicadores em potencial. Como propõe Kaplún (BONA et al, 2007), o objetivo maior é abrir um espaço democrático e plural que transforma o “educando ouvinte” em um “educando falante”.
Keywords: Comunicação
Educação
Educomunicação
Grupo Focal
Protagonismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Jornalismo
Citation: MADURO, Anna Cléa de Souza. Comunicação pública: uma análise do programa participação popular feito pela TV da Câmara dos Deputados. 2014. 63 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9439
Document date: 2014
Appears in Collections:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnnaCléaDeSouzaMaduro.pdfMonografia(Graduação)4.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.