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metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Os padrões de comunicação da surdocegueira nos contextos familiar e educacional e seus impactos nessas relações.
metadata.dc.creator: Araújo, Elisângela Keylla Henrique Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas Soares
metadata.dc.description.resumo: A surdocegueira é uma deficiência de caráter único e não a junção de duas deficiências, ela se caracteriza de forma muito subjetiva, uma vez que cada surdocego desenvolve formas e maneiras de se comunicar. Este trabalho teve por objetivo compreender se os padrões de comunicação de dois sujeitos surdocegos no contexto familiar e escolar podem desenvolver uma linguagem simbólica no processo de interação dos mesmos. Por isso, foram escolhidas as genitoras destas e suas professoras/guias intérpretes para participarem da pesquisa. A família e a escola possuem um papel importantíssimo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e emocional do sujeito surdocego, sendo os primeiros meios sociais e de ensino da criança. Foram coletados os discursos dos sujeitos de pesquisa e analisados segundo e teoria de Bardin, esperando entender as peculiaridades desses atores na interação da comunicação e no desenvolvimento da linguagem simbólica dos sujeitos surdocegos.
Abstract: The deafblindness is a unique character of disability and not the joining of two weaknesses; it is characterized in a very subjective way, since each deafblind develops forms and ways of communicating. This study aimed to understand if the two subjects deafblind communication patterns in the family and school context may develop a symbolic language in the process of interaction between them. So it was chosen the progenitors of these and their teachers / guides interpreters to participate in the research. The family and school have an important role in the cognitive, affective, social and emotional development of the subject deafblind, the first social and child education systems. They collected speeches of research subjects and analyzed according to Bardin´s theory, hoping to understand the peculiarities of these actors in the interaction of communication and the development of symbolic language of the subjects deafblind.
Keywords: Análise de conteúdo
Interações sociais
Padrões de comunicação
Surdocegueira
Linguagem simbólica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Psicologia (Graduação)
Citation: ARAÚJO, Elisângela Keylla Henrique Sales. Os padrões de comunicação da surdocegueira nos contextos familiar e educacional e seus impactos nessas relações. 2016. 72 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9449
Issue Date: Jun-2016
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

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