Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9466
Tipo: | Monografia(Graduação) |
Título: | Aprendizagem de leitura por um adulto não-alfabetizado: efeitos de um programa informatizado de ensino |
Autor(es): | Lima, Fabiana Moreira |
Primeiro Orientador: | Albuquerque, Alessandra Rocha de |
Resumo: | O ensino de leitura e escrita para adultos é um tema ainda pouco aprofundado pela Psicologia. A fim de contribuir na geração de conhecimento sobre o processo de aprendizagem deste público, foi realizado um estudo de caso com uma participante adulta, autodeclarada analfabeta. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar o impacto de um programa informatizado de ensino de leitura na alfabetização da participante. Foram utilizados três instrumentos de avaliação – Mini-Exame do Estado Mental, Diagnóstico de Leitura e Escrita e Avaliação Complementar e um de ensino – o programa Aprendendo a ler e escrever em pequenos passos. Ao todo foram realizadas 50 sessões com a participante para a conclusão do Módulo I do programa que ensinava 60 palavras de duas a três sílabas. A participante apresentou percentual de acerto próximo a 100% no segundo teste extensivo, demonstrando que adquiriu o comportamento de ler com compreensão e desenvolveu, mesmo que de maneira incipiente, o repertório de escrita (65% de acerto no teste extensivo II). Este resultado demonstrou que o programa pode ser um método eficiente para o ensino suplementar de leitura para adultos não-alfabetizados. |
Palavras-chave: | Aquisição de leitura Programa informatizado Adulto não-alfabetizado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Brasília |
Sigla da Instituição: | UCB |
Departamento: | Escola de Saúde e Medicina |
Programa: | Psicologia (Graduação) |
Citação: | LIMA, Fabiana Moreira. Aprendizagem de leitura por um adulto não-alfabetizado: efeitos de um programa informatizado de ensino. 2016. 60 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9466 |
Data do documento: | 24-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Psicologia (Graduação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabianaLima -TCCGraduação2016.pdf | Monografia(Graduação) | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.