Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9466
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Albuquerque, Alessandra Rocha de | - |
dc.creator | Lima, Fabiana Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T14:52:03Z | - |
dc.date.available | 2017-07-18 | - |
dc.date.available | 2017-07-26T14:52:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-24 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Fabiana Moreira. Aprendizagem de leitura por um adulto não-alfabetizado: efeitos de um programa informatizado de ensino. 2016. 60 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9466 | - |
dc.description.resumo | O ensino de leitura e escrita para adultos é um tema ainda pouco aprofundado pela Psicologia. A fim de contribuir na geração de conhecimento sobre o processo de aprendizagem deste público, foi realizado um estudo de caso com uma participante adulta, autodeclarada analfabeta. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar o impacto de um programa informatizado de ensino de leitura na alfabetização da participante. Foram utilizados três instrumentos de avaliação – Mini-Exame do Estado Mental, Diagnóstico de Leitura e Escrita e Avaliação Complementar e um de ensino – o programa Aprendendo a ler e escrever em pequenos passos. Ao todo foram realizadas 50 sessões com a participante para a conclusão do Módulo I do programa que ensinava 60 palavras de duas a três sílabas. A participante apresentou percentual de acerto próximo a 100% no segundo teste extensivo, demonstrando que adquiriu o comportamento de ler com compreensão e desenvolveu, mesmo que de maneira incipiente, o repertório de escrita (65% de acerto no teste extensivo II). Este resultado demonstrou que o programa pode ser um método eficiente para o ensino suplementar de leitura para adultos não-alfabetizados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by maikon ornelas (maikon.ornelas@ucb.br) on 2017-07-18T13:49:11Z No. of bitstreams: 1 FabianaLima -TCCGraduação2016.pdf: 1312650 bytes, checksum: 2bbd4b14e5595b8e6afb4f3147bb0d4d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-26T14:52:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FabianaLima -TCCGraduação2016.pdf: 1312650 bytes, checksum: 2bbd4b14e5595b8e6afb4f3147bb0d4d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-26T14:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabianaLima -TCCGraduação2016.pdf: 1312650 bytes, checksum: 2bbd4b14e5595b8e6afb4f3147bb0d4d (MD5) Previous issue date: 2016-06-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica de Brasília | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Saúde e Medicina | pt_BR |
dc.publisher.program | Psicologia (Graduação) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de leitura | pt_BR |
dc.subject | Programa informatizado | pt_BR |
dc.subject | Adulto não-alfabetizado | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de leitura por um adulto não-alfabetizado: efeitos de um programa informatizado de ensino | pt_BR |
dc.type | Monografia(Graduação) | pt_BR |
Appears in Collections: | Psicologia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FabianaLima -TCCGraduação2016.pdf | Monografia(Graduação) | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.