Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9466
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Alessandra Rocha de-
dc.creatorLima, Fabiana Moreira-
dc.date.accessioned2017-07-26T14:52:03Z-
dc.date.available2017-07-18-
dc.date.available2017-07-26T14:52:03Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationLIMA, Fabiana Moreira. Aprendizagem de leitura por um adulto não-alfabetizado: efeitos de um programa informatizado de ensino. 2016. 60 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9466-
dc.description.resumoO ensino de leitura e escrita para adultos é um tema ainda pouco aprofundado pela Psicologia. A fim de contribuir na geração de conhecimento sobre o processo de aprendizagem deste público, foi realizado um estudo de caso com uma participante adulta, autodeclarada analfabeta. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar o impacto de um programa informatizado de ensino de leitura na alfabetização da participante. Foram utilizados três instrumentos de avaliação – Mini-Exame do Estado Mental, Diagnóstico de Leitura e Escrita e Avaliação Complementar e um de ensino – o programa Aprendendo a ler e escrever em pequenos passos. Ao todo foram realizadas 50 sessões com a participante para a conclusão do Módulo I do programa que ensinava 60 palavras de duas a três sílabas. A participante apresentou percentual de acerto próximo a 100% no segundo teste extensivo, demonstrando que adquiriu o comportamento de ler com compreensão e desenvolveu, mesmo que de maneira incipiente, o repertório de escrita (65% de acerto no teste extensivo II). Este resultado demonstrou que o programa pode ser um método eficiente para o ensino suplementar de leitura para adultos não-alfabetizados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maikon ornelas (maikon.ornelas@ucb.br) on 2017-07-18T13:49:11Z No. of bitstreams: 1 FabianaLima -TCCGraduação2016.pdf: 1312650 bytes, checksum: 2bbd4b14e5595b8e6afb4f3147bb0d4d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-26T14:52:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FabianaLima -TCCGraduação2016.pdf: 1312650 bytes, checksum: 2bbd4b14e5595b8e6afb4f3147bb0d4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-26T14:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabianaLima -TCCGraduação2016.pdf: 1312650 bytes, checksum: 2bbd4b14e5595b8e6afb4f3147bb0d4d (MD5) Previous issue date: 2016-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Saúde e Medicinapt_BR
dc.publisher.programPsicologia (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição de leiturapt_BR
dc.subjectPrograma informatizadopt_BR
dc.subjectAdulto não-alfabetizadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAprendizagem de leitura por um adulto não-alfabetizado: efeitos de um programa informatizado de ensinopt_BR
dc.typeMonografia(Graduação)pt_BR
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FabianaLima -TCCGraduação2016.pdfMonografia(Graduação)1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.