Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9486
Type: Artigo
Title: Utilização da natação na educação física para crianças surdas em idade escolar
Author(s): Souza, Hélen Monteiro de
First Advisor: Assad, Waldir Delgado
Summary: O presente estudo teve por objetivo compreender como são realizadas as aulas de Educação Física para os alunos com deficiência auditiva, em uma escola específica. Para tanto a pesquisa foi composta por 6 (seis) crianças entre 8 (oito) e 11 (onze) anos de idade do Centro Educacional da Audição e Linguagem “Ludovico Pavoni”. Na construção do referencial teórico, foram abordadas temáticas referentes à surdez e o dia a dia do surdo, desenvolvendo-se análises a partir dos dados observados confrontados com a teoria estudada. O estudo justifica-se diante da possibilidade concreta de promover a integração, que defende e implanta a inclusão do grupo de alunos surdos, no ensino da atividade. Nesse sentido, focalizasse o olhar sobre a Educação Física em uma escola especial que envolve o aluno surdo, revelando-se interessante, já que abre uma perspectiva de discussão perante as particularidades do mesmo. A metodologia utilizada foi baseada no paradigma qualitativo, tendo como base o estudo de casos desenvolvidos nesta escola de audição e linguagem da rede privada do Distrito Federal, localizada na 909 da Asa Norte, visando conhecer como se dá a as aulas de Educação Física para os surdos. Os dados foram coletados através de 8 (oito) observações durante as aulas ministradas pelas professoras responsáveis da área. Onde a conclusão obtida possibilitou avaliar a importância das abordagens na natação sobre a realidade de cada aluno com deficiência durante as aulas de Educação Física. Proporcionando aos surdos uma seqüência rítmica das ações sobre o suporte dos estímulos sinestésicos, na ausência dos auditivos, tornando a Educação Física um elemento fundamental no processo que perpassa pelo desenvolvimento motor.
Keywords: Educação física
Deficientes auditivos
Natação inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Educação Física (Graduação)
Citation: SOUZA, Hélen Monteiro de. Utilização da natação na educação física para crianças surdas em idade escolar. 2012. 26 f. Artigo (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9486
Document date: 18-Jun-2012
Appears in Collections:Educação Física (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hélen Monteiro de SouzaTCCGraduacao2012.pdfArtigo448.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.