Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9552
Type: Monografia(Graduação)
Title: Narcisismo e MMORPG: um estudo exploratório em usuários
Author(s): Luz, Marcos Andre Silva da
First Advisor: Martins, Francisco
Summary: As novas tecnologias de informação e entretenimento impactam de maneira expressiva a experiência do mundo contemporâneo entre essas tecnologias se destacam os massive multiplayer online role playing games – MMORPG, ambientes virtuais que procuram emular a realidade concreta por meio de Mundos Sintéticos. Nestes locais únicos centenas a milhares de usuários se encontram diariamente usufruindo de avatares, corpos digitais criados mediante as características pré-dispostas selecionadas pelos jogadores. O objetivo dessa pesquisa foi de analisar os fenômenos do narcisismo aplicado a estes ambientes e como os usuários se relacionam com estes corpos moldados em semelhanças as suas projeções inconscientes mais íntimas. Foram entrevistados quatro estudantes da Universidade Católica de Brasília e os resultados indicaram que os MMORPG emergem como ambientes catárticos onde os usuários podem realizar fantasias e ainda utilizá-los como estratégias de escapismo frente a problemas e conflitos.
Abstract: The new infotainment technologies have a significant impact on the experience of its members in the contemporary world, amongst these technologies stand out the online massive multiplayer role playing games - MMORPG, virtual environments looking up to emulate the concrete reality through Synthetic Worlds. In these unique places a hundreds to thousands of users are meeting daily by enjoying the use of avatars, digital bodies created by pre-arranged characteristics selected by the players. The objective of this paper was to analyze the phenomena of narcissism applied to these environments and how users relate to these bodies molded with similarities to their most intimate unconscious projections. We interviewed four students of the Catholic University of Brasilia and the results indicated that the MMORPG emerge as cathartic environments where users can perform fantasies and even use them as escapism strategies against problems and conflicts.
Keywords: Jogos eletrônicos
Psicanálise
Narcisismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Psicologia (Graduação)
Citation: LUZ, Marcos Andre Silva da. Narcisismo e MMORPG: um estudo exploratório em usuários. 2016. 36 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9552
Document date: 2016
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcosAndreSilvadaLuzTCCGraduação2016.pdfMonografia(Graduação)694.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.