Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9659
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Análise filmíca: “Divertida mente” na perspectiva da neurociência e da psicologia sócio histórico
metadata.dc.creator: Santos, Rosimeiry Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Lêda Gonçalves de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetiva construir um possível diálogo entre as abordagens das Neurociências e a abordagem da Psicologia Sócio Histórico, a partir da análise do filme Divertida Mente. O estudo tem como referencial teórico, as Neurociências, a Psicologia Sócio Histórico e a Neuropsicologia. De acordo com Vigotsky (2007) o cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas em mecanismos de funcionamento ao longo desse processo de interação. De acordo com Oliveira (1997), a Psicologia Histórico Cultural, as estruturas, a percepção, a atenção voluntária, a memória, as emoções, o pensamento, a linguagem, a resolução de problemas e o comportamento assumem diferentes formas, de acordo com o contexto histórico e cultural dos humanos. Esse estudo se constitui de pesquisa bibliográfica e análise documental. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo de dez cenas do filme, as quais abordam temas relacionados à aprendizagem e desenvolvimento, que possibilitaram articular as duas abordagens. A partir do filme, o diálogo entre as duas abordagens, fala das possibilidades em que é factível, no que se refere ao processo de memória e aprendizagem do sujeito, considerando as interações sociais. O diálogo evidenciou o caráter essencial de processos neurais que potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito considerando suas interações. Este estudo indicou também fatores que potencializam as aprendizagens no que trata da intervenção pedagógica, da necessidade do conhecimento ampliado e da ação no pensar em oferecer estudos sobre o tema pelo sistema educacional, constituindo ferramentas que corroboram para que as aprendizagens sejam significativas. O estudo ainda colaborou com ideias que reforçam o pensar do desenvolvimento neural e sócio histórico do sujeito.
Abstract: This study aims to make a possible dialogue between the Neurosciences and the Sociohistorical Psychology, approaches, based on some “Inside Out” movie scenes analysis. It will discuss upon these theoretical references: Neurosciences, Sociohistorical Psychology and Neuropsychology. According to Vigotsky (2007), brain *(or mind)* is an open system that interacts with the environment constantly and get its structures transformed into working mechanisms meanwhile this interaction process. According to Oliveira (1997), Cultural-Historical Psychology, mind structures, perception, voluntary attention, memory, emotions, thought, language, problem solving and behavior take different ways, according to the cultural and historical context of the human being. This study is built with a bibliographic research and data analysis of ten scenes from the “Inside Out” cartoon movie that approach themes about learning and developing processes, making and articulation *(or joint)* between both approaches. The dialogue between these two approaches became feasible possibly as this movie shows us, relating to the human being’s learning and memory processes, concerning social interactions. The dialogue highlighted the essential character of neural processes that enhance the learning and developing ability of the human being, considering his interactions. This study also enlists enhancement factors to the learning processes, when discuss the educational intervention, the need for spreaded knowledge and the act of thinking to offer this dialogue for the educational system, setting the tools for a meaningful learning. This study collaborated with ideas too, which strengthen the thought about neural and sociohistorical development of the human being.
Keywords: Neurociencia
Filme Divertida Mente
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Psicologia (Graduação)
Citation: SANTOS, Rosimeiry Pereira dos. Análise filmíca: “Divertida mente” na perspectiva da neurociência e da psicologia sócio histórico. 2016. 45 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9659
Issue Date: 6-Jun-2016
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RosimeiryPereiradosSantosTCCGraduação2016.pdfMonografia1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.