Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9765
metadata.dc.type: Artigo
Title: A relevância da música como estratégia pedagógica
metadata.dc.creator: Santos , Claudenice Evangelista dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Portella, Tatiana da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como propósito entender a percepção de professores acerca da relevância da inserção do uso da música como prática pedagógica, suscitando as seguintes reflexões: a percepção de como o ensino pela música pode influenciar no processo de aprendizagem no ensino fundamental, e o seu conhecimento a respeito do marco legal que orienta essa utilização. O embasamento teórico deste artigo conta com: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Base Nacional Comum Curricular (2017), Brito (2003), Chiarelli (2005), e Barreto (2005), dentre outros referenciais. A pesquisa de campo se efetivou por meio de uma análise qualitativa, na busca da opinião dos sujeitos pesquisados, utilizando a aplicação de questionário, respondido por 10 professores regentes nos terceiros e quarto anos, em uma escola pública de Santa Maria. O trabalho oportunizou o entendimento acerca da percepção de docentes sobre a utilização da música no contexto escolar, da fragilidade na formação docente para a educação musical, e a constatação da pouca utilização da música como instrumento interdisciplinar e ativo no contexto de sala de aula, mesmo, que se saiba da possibilidade de se atingir os alunos em todas as áreas do conhecimento. Acredita-se que o professor do ensino fundamental deve ser alguém capaz de promover um ambiente que leve a criança a se comunicar, a expressar sentimentos e com isso adquirir uma aprendizagem significativa e que a música, nesta percepção, pode ser uma importante ferramenta, para transformar a escola em um ambiente mais interativo e facilitar a conexão cerebral e a atenção.
Keywords: Pedagogia
Música
Educação
Ensino-aprendizagem
Docência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SANTOS, Claudenice Evangelista dos. A relevância da música como estratégia pedagógica. 2017. 28 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9765
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClaudeniceEvangelistadosSantosTCCGraduacao2017.pdfArtigo557.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.