Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9765
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | A relevância da música como estratégia pedagógica |
metadata.dc.creator: | Santos , Claudenice Evangelista dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Portella, Tatiana da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem como propósito entender a percepção de professores acerca da relevância da inserção do uso da música como prática pedagógica, suscitando as seguintes reflexões: a percepção de como o ensino pela música pode influenciar no processo de aprendizagem no ensino fundamental, e o seu conhecimento a respeito do marco legal que orienta essa utilização. O embasamento teórico deste artigo conta com: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Base Nacional Comum Curricular (2017), Brito (2003), Chiarelli (2005), e Barreto (2005), dentre outros referenciais. A pesquisa de campo se efetivou por meio de uma análise qualitativa, na busca da opinião dos sujeitos pesquisados, utilizando a aplicação de questionário, respondido por 10 professores regentes nos terceiros e quarto anos, em uma escola pública de Santa Maria. O trabalho oportunizou o entendimento acerca da percepção de docentes sobre a utilização da música no contexto escolar, da fragilidade na formação docente para a educação musical, e a constatação da pouca utilização da música como instrumento interdisciplinar e ativo no contexto de sala de aula, mesmo, que se saiba da possibilidade de se atingir os alunos em todas as áreas do conhecimento. Acredita-se que o professor do ensino fundamental deve ser alguém capaz de promover um ambiente que leve a criança a se comunicar, a expressar sentimentos e com isso adquirir uma aprendizagem significativa e que a música, nesta percepção, pode ser uma importante ferramenta, para transformar a escola em um ambiente mais interativo e facilitar a conexão cerebral e a atenção. |
Keywords: | Pedagogia Música Educação Ensino-aprendizagem Docência |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | SANTOS, Claudenice Evangelista dos. A relevância da música como estratégia pedagógica. 2017. 28 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9765 |
Issue Date: | 14-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ClaudeniceEvangelistadosSantosTCCGraduacao2017.pdf | Artigo | 557.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.