Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9766
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Avaliação escolar: produto ou processo da aprendizagem?
metadata.dc.creator: Santos, Eduardo Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: Entende-se que a avaliação de ensino e de aprendizagem faz parte do processo de formação, pois possibilita conhecer inúmeras questões, destacar resultados alcançados, considerando os objetivos propostos e identificar mudanças eventualmente necessárias. O presente estudo foi desenvolvido a fim de investigar quais as concepções de avaliação que permeiam o cotidiano escolar, explicitando os diferentes entendimentos sobre produto e processo da aprendizagem e a temática na visão de diferentes autores, bem como compreender o que professores e alunos pensam a respeito da avaliação da aprendizagem e suas práticas. Nessa perspectiva, como objetivo geral deste estudo, buscou-se analisar e compreender os dilemas da avaliação escolar para a qualidade da aprendizagem dos estudantes de uma escola pública do Distrito Federal. Como objetivos específicos definiu-se pesquisar referenciais bibliográficos, ampliar a compreensão do processo de avaliação na aprendizagem e apresentar um melhor entendimento sobre as práticas avaliativas que permeiam a escola pública. Para a realização e o alcance dos objetivos deste estudo foi aplicada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, com a participação de alunos e professores de uma escola pública, por meio entrevistas. Os dados coletados e os procedimentos realizados possibilitaram visualizar a importância do ato avaliativo no âmbito escolar. O estudo revelou que a avaliação deve ser um processo permanente e relacionado com o ensino e a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, caracteriza-se como um processo norteador que consiste em verificar o avanço da aprendizagem por meio dos objetivos a serem alcançados.
Abstract: It is understood that the evaluation of teaching and learning is part of the training process, because it allows to know many questions, to highlight the results achieved, considering the proposed objectives and identify any changes that may be necessary. The present study was developed in order to investigate the conceptions of evaluation that permeate the daily school life, explaining the different understandings about product and process of learning and the theme in the view of different authors, as well as to understand what teachers and students think about Evaluation of learning and its practices. In this perspective, as a general objective of this study, we sought to analyze and understand the dilemmas of school evaluation for the quality of learning of students of a public school in the Federal District. Specific objectives were defined to search bibliographical references, to broaden the understanding of the evaluation process in the learning and to present a better understanding about the evaluation practices that permeate the public school. To achieve and achieve the objectives of this study, a qualitative research methodology was applied, with the participation of students and teachers of a public school, through interviews. The data collected and the procedures made possible to visualize the importance of the evaluation act in the school context. The study revealed that evaluation should be a permanent process related to the teaching and learning of students. In this way, it is characterized as a guiding process that consists of verifying the progress of learning through the objectives to be achieved.
Keywords: Pedagogia
Avaliação escolar
Processo de ensino e aprendizagem
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SANTOS, Eduardo Ferreira dos. Avaliação escolar: produto ou processo da aprendizagem?. 36 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9766
Issue Date: 13-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduardoFerreiradosSantosTCCGraduacao2017.pdfMonografia867.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.