Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9767
metadata.dc.type: Artigo
Title: Um olhar sobre as representações sociais da matemática de um grupo de estudantes do curso de pedagogia
metadata.dc.creator: Fonseca , Fernanda do Bonfim
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erondina Barbosa
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como objetivo central analisar a relação que estudantes do curso de pedagogia estabelecem com a matemática. A pesquisa se fundamentou principalmente nas ideias de Moscovici (2001);Silva (2014), Muniz (2000), D’Ambrósio (1998) e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática – Anos iniciais (Brasil, 1997). As informações foram coletadas por meio de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2017, com 8estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília, matriculados na disciplina “Matemática e seu ensino”. Foi coletada a possível representação social da matemática desse grupo por meio de um desenho denominado “A cara da Matemática”, cerca de dois meses depois, os colaboradoresresponderam a um questionário sobre o desenho e suas representações. Os resultados da pesquisa evidenciam que a metade dos colaboradores tem uma representação negativa da matemática, advindas principalmente da sua experiência com a essa área do conhecimento na escola básica.
Keywords: Pedagogia
Matemática
Representações sociais
Processo de aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (EAD)
Citation: FONSECA, Fernanda do Bonfim. Um olhar sobre as representações sociais da matemática de um grupo de estudantes do curso de pedagogia. 2017. 21 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9767
Issue Date: 13-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FernandadoBonfimFonsecaTCCGraduacao2017.pdfArtigo1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.