Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9774
metadata.dc.type: Artigo
Title: A avaliação da aprendizagem de estudantes de duas escolas públicas do DF: desafios e perspectivas
metadata.dc.creator: Brigagão , Isadora Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, José Ivaldo Araújo de
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta algumas considerações sobre as avaliações no Ensino Fundamental I de duas escolas públicas do Distrito Federal (DF), com o intuito de observar a maneira como tem ocorrido esse processo, bem como o resultado em termos de verificação da aprendizagem dos educandos. O estudo teve como base leituras de autores especializados em avaliação escolar, tais como: Hoffmann (2014), Freitas (2003), Freire (2011), Libâneo (1994) entre outros, que apresentam algumas sugestões para que os docentes possam realizar a avaliação da aprendizagem numa perspectiva emancipatória e não apenas classificatória e excludente. Apresenta como objetivo geral investigar os desafios e as perspectivas presentes no processo de avaliação da aprendizagem de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas do DF. Enquanto objetivos específicos, o estudo buscou analisar como ocorre o processo de avaliação de estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas do DF, verificar no processo avaliativo os aspectos que limitam ou potencializam a aprendizagem dos educandos, e investigar quais as percepções dos professores, dos estudantes do 5º ano e da direção das escolas pesquisadas sobre a forma de organização do processo de avaliação escolar.
Keywords: Pedagogia
Avaliação escolar
Aprendizagem dos educandos
Papel da docência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: BRIGAGÃO, Isadora Alves. A avaliação da aprendizagem de estudantes de duas escolas públicas do DF: desafios e perspectivas. 2017. 32 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9774
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IsadoraAlvesBrigagãoTCCGraduacao2017.pdfArtigo975.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.