Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9788
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Estágio não obrigatório na formação docente: a importância das atividades lúdicas em sala de aula |
metadata.dc.creator: | Liberal, Luciana Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Scárdua, Martha Paiva |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste trabalho foi descrever a contribuição do Estágio Não Obrigatório na formação docente. O Estágio é parte fundamental dos cursos de graduação, pois contribui para a formação da prática profissional e auxilia o futuro professor a conhecer como o trabalho pedagógico é realizado em sala de aula. Considerando a reduzida carga horária do Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia, o Estágio Não Supervisionado configura-se espaço privilegiado para os estudantes desse curso. De natureza qualitativa, esta pesquisa utilizou a metodologia “História de Vida” que permite a reconstrução da trajetória de uma professora em formação nas suas diversas experiências de aprendizagem. Para a aplicação dessa metodologia, utilizou como instrumentos o Memorial Autobiográfico, que relata a trajetória acadêmica da pesquisadora e observações que realizou durante o Estágio Não Obrigatório, relatadas em um Diário de Bordo. Os principais autores pesquisados foram: Almeida (1998), Bianchi, Alvarenga e Bianchi (2005), Freire (1981, 2003), Gomes (2009), Kishimoto (1999, 1998, 2002), Maluf (2003), Moraes (1992), Pimenta e Socorro (2010), Rizzi e Haydt (2002) e Santos (1998, 2001). O estudo concluiu que o Estágio não Obrigatório configura-se como excelente contribuição para o aprendizado dos professores em formação, pois permite ao aluno em formação comprovar as relações entre a teoria e a prática. Durante o Estágio Não Supervisionado, dentre as aprendizagens construídas, destaca-se a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento físico, intelectual e social da criança. |
Keywords: | Estágio não supervisionado Formação docente Atividades lúdicas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Odontologia (Graduação) |
Citation: | LIBERAL, Luciana Lima. Estágio não obrigatório na formação docente: a importância das atividades lúdicas em sala de aula. 2014. 32 f. Artigo (Graduação em Pedagogia ) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9788 |
Issue Date: | 10-Nov-2014 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LucianaLimaTCCGraduação2014.pdf | Artigo | 376.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.