Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9789
metadata.dc.type: Artigo
Title: Alfabetização e letramento: um estudo comparativo entre as abordagens do BIA e do GEEMPA
metadata.dc.creator: Silva, Ana Paula de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Lira, Adriana
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve por objetivo comparar as propostas metodológicas do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) a do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), como auxiliadoras nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como identificar suas similitudes e singularidades. A abordagem deste estudo é qualitativa. A geração de dados se deu nos meses de setembro e outubro de 2014 em uma escola pública do Distrito Federal, no turno matutino. As técnicas utilizadas foram a entrevista individual, semiestruturada, com cada uma das professoras representantes das duas metodologias em estudo (BIA e GEEMPA), e ainda a realização da observação não estruturada em duas turmas do 1º ano do ensino fundamental (crianças de seis a sete anos). A partir dos dados, foi possível perceber que ambas as metodologias defendem a importância da alfabetização e do letramento e, cada uma a seu modo, busca propiciar aos alunos intervenções pedagógicas objetivando a aquisição da mesma. Conclui-se, portanto, que o diferencial está no professor e em sua prática didática.
Keywords: Alfabetização
Letramento
GEEMPA
BIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SILVA, Ana Paula de Souza. Alfabetização e letramento: um estudo comparativo entre as abordagens do BIA e do GEEMPA. 2014. 32 f. Artigo (Graduação em Pedagogia ) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9789
Issue Date: 11-Nov-2014
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariadeFátimadaSilvaLeiteTCCGraduação2014.pdfArtigo1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.