Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9791
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | A prática pedagógica docente no processo de aprendizagem de uma criança com baixa visão no 4º ano do ensino fundamental: um estudo de caso na rede pública do Distrito Federal |
metadata.dc.creator: | Andrade, Hágna de Santana Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | França, Carla Cristie de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo versa sobre a prática pedagógica docente no processo de aprendizagem de uma criança com baixa visão no 4º ano do ensino fundamental: um estudo de caso na rede pública do Distrito Federal - DF. A pesquisa tem como objetivos identificar as mediações pedagógicas que possibilitam a aprendizagem do aluno com baixa visão no 4º ano do ensino fundamental, analisar as estratégias didáticas inclusivas, identificar a mediação pedagógica utilizada para promover o desenvolvimento acadêmico do aluno com baixa visão, e por fim, evidenciar e analisar as metodologias utilizadas com o aluno de baixa visão e os seus resultados. O estudo foi realizado em uma escola pública do DF, inclusiva, que possui alunos com diferentes deficiências. A instituição conta com a presença do Serviço de Orientação Educacional e a Sala de Recursos. A metodologia utilizada para a pesquisa foi qualitativa. Foram realizadas observações em loco e uma delineada entrevista com uma docente que possuía um estudante com baixa visão na turma, com o intuito de subsidiar o estudo e a analise a realizada na investigação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a formação docente é imprescindível para atender aos alunos especiais. Percebe-se que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso acadêmico do estudante. É de vital importância criar um ambiente propício ao aprendizado erradicando todo tipo de exclusão. |
Keywords: | Pedagogia Baixa visão Ensino aprendizagem Práticas pedagógicas Escola Inclusiva |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Pedagogia (Graduação) |
Citation: | ANDRADE, Hágna de Santana Lima. A prática pedagógica docente no processo de aprendizagem de uma criança com baixa visão no 4º ano do ensino fundamental: um estudo de caso na rede pública do Distrito Federal. 2017. 28 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9791 |
Issue Date: | 12-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HágnadeSantanaLimaAndradeTCCGraduacao2017.pdf | Artigo | 637.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.