Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9793
metadata.dc.type: Artigo
Title: A percepção da escola sobre o impacto da participação da família na aprendizagem e no desenvolvimento da criança: um estudo exploratório em uma instituição educacional privada no DF
metadata.dc.creator: Silva , Nielly de Kássia Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Portella, Tatiana da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como desígnio investigar a percepção da escola sobre o impacto da participação da família na aprendizagem e no desenvolvimento da criança na educação infantil e no ensino fundamental. A família e a escola têm um papel muito importante no desenvolvimento mental, psicomotor, social e afetivo do ser humano. Para este estudo foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo, realizada em escola particular localizada em Taguatinga Sul, que atende predominantemente a uma população de vários locais próximos e vários níveis de classes sociais. Compreende-se que o assunto escola e família como parceria vem despertando interesse de vários pesquisadores, principalmente quando se refere à questão do desenvolvimento social, cognitivo e o sucesso escolar do aluno. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, pois investiga a realidade de uma instituição na busca de elementos constitutivos que fundamentam a percepção e a prática escolar na sua relação com a família. Para coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário, respondido por onze professores, uma coordenadora e uma orientadora. As informações foram analisadas e comparadas, com intuito de averiguar a percepção dos professores e demais profissionais da escola acerca da importância da participação da família para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, e as estratégias da escola para estimular as famílias a participarem da vida escolar dos filhos. De forma geral percebe-se que a escola reconhece a importância da participação da família e procura oferecer meios que estimulem esta participação, mas ainda encontra dificuldades para envolver a família no processo de acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento dos filhos. Neste sentido podemos afirmar que, embora preocupada com esta questão, as ações desenvolvidas ainda são pouco efetivas, se limitando, em sua maioria, na realização de reuniões com os pais.
Keywords: Pedagogia
Participação da família
Desenvolvimento da criança
Relação família-escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: SILVA, Nielly de Kássia Melo. A percepção da escola sobre o impacto da participação da família na aprendizagem e no desenvolvimento da criança: um estudo exploratório em uma instituição educacional privada no DF. 2017. 23 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9793
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NiellydeKássiaMeloSilvaTCCGraduacao2017.pdfArtigo710.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.