Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9796
metadata.dc.type: Artigo
Title: A neurociência e o processo ensino e aprendizagem nas classes de alfabetização da rede particular do DF
metadata.dc.creator: Militão , Tauana Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmona, Olimpo Ordoñez
metadata.dc.description.resumo: Este artigo pretende investigar e compreender como se dão os princípios neurológicos na apreensão da leitura e escrita da língua no processo de alfabetização infantil. A questão norteadora é balizada em inquietações que indagam sobre as contribuições da neurociência para o processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente no processo de alfabetização de crianças. E as contribuições que a neurociência pode trazer para complementar a formação de educadores que atuam nas classes de alfabetização, visto que, o processo de leitura e escrita é resultado de atividades neurais intensas. A pesquisa procurava saber se os professores de uma escola particular utilizavam os conhecimentos da neurociência no processo de alfabetização em crianças com seis anos. Através das observações de campo foi possível verificar que efetivamente as crianças da escola particular, apresentam um aprendizado significativo, que possibilita o processo de alfabetização. No sentido que o professor está fazendo um constante bombardeio sináptico, permitindo que os estudantes se apropriem, de forma natural, de todos os instrumentos que permitem a interiorização e exteriorização do processo de leitura e escrita. Ficou claro em todas as observações que as estratégias metodológicas estão amparadas na neurociência, uma vez que o professor potencializa a plasticidade cerebral, levando em conta a realização das atividades de forma interativa.
Keywords: Pedagogia
Neurociência
Alfabetização
Ensino e aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Pedagogia (Graduação)
Citation: MILITÃO, Tauana Ferreira. A neurociência e o processo ensino e aprendizagem nas classes de alfabetização da rede particular do DF. 2017. 19 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9796
Issue Date: 13-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TauanaFerreiraMilitãoTCCGraduacao2017.pdfArtigo668.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.