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Type: Monografia(Graduação)
Title: As estratégias de marketing de moda internacional aplicadas ao e-commerce de luxo: relato de caso da Farfetch (2008-2016)
Author(s): Ferreira , Barbara Liz Mafissoni
First Advisor: Cunha, Camilla Sara Gonçalves
Summary: O presente estudo pretende responder à pergunta: como as estratégias de marketing das marcas de moda de luxo podem ser transferidas para o e-commerce. O estudo é motivado pela relevância da moda de luxo para a expressão social dos seus consumidores e pela sua expressiva contribuição no comércio da moda e do mercado de luxo. Para isto, o estudo está dividido em três capítulos que procuram desenvolver os três objetivos específicos propostos. Para ser possível a análise do tema proposto, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, quantitativa, qualitativa e descritiva, além da ferramenta de relato de caso. O primeiro capítulo se dispõe da verificação da maneira como são operadas as estratégias de marketing no mercado da moda, aplicando os conceitos clássicos de marketing na análise das estratégias utilizadas no mercado da moda. Por conseguinte, o segundo capítulo trata da estrutura e funcionamento do mercado da moda de luxo internacional e como o mesmo se desenvolveu até atingir a estrutura atual. Por fim, o terceiro capítulo pretende identificar e compreender como as estratégias utilizadas no mercado da moda são aplicadas ao e-commerce da moda de luxo, buscando a confirmação ou não da possibilidade de se transferir a experiência das lojas físicas para o ambiente virtual. Para melhor compreensão da utilização das estratégias em ambiente virtual, é utilizado o relato de caso da varejista multimarca de luxo Farfetch. Na conclusão, do presente estudo, é confirmada a possibilidade de transferência e aplicação das estratégias de marketing de moda, utilizadas pelas marcas da moda de luxo nas lojas físicas, no e-commerce, contudo, as mesmas necessitam de adaptações e, até mesmo, exclusão de algumas etapas do processo.
Abstract: The present study intends to answer the question: how the marketing strategies of luxury fashion brands can be transferred to e-commerce. The study is motivated by the relevance of luxury fashion to the social expression of its consumers and by its expressive contribution in the commerce of fashion and the luxury market. For this, the study is divided into three chapters that seek to develop the three specific objectives proposed. In order to be able to analyze the proposed theme, were used bibliographic, quantitative, qualitative and descriptive methodologies, as well as the case report tool. The first chapter examines the way in which marketing strategies are operated in the fashion market, applying classic marketing concepts in the analysis of strategies used in the fashion market. Therefore, the second chapter deals with the structure and functioning of the international luxury fashion market and how it has developed until it reaches the current structure. Finally, the third chapter aims to identify and understand how the strategies used in the fashion market are applied to luxury fashion e-commerce, seeking confirmation or not of the possibility of transferring the experience of physical stores to the virtual environment. To better understand the use of strategies in virtual environment, the case report of the multi-brand retailer of luxury Farfetch is used. In conclusion, the present study confirms the possibility of transferring and applying the fashion marketing strategies used by luxury fashion brands in physical stores, in e-commerce, however, they need adaptations and even, exclusion of some stages of the process.
Keywords: Relações Internacionais
Mercado de luxo
Moda
E-commerce
Marketing
Farfetch
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: FERREIRA, Barbara Liz Mafissoni. As estratégias de marketing de moda internacional aplicadas ao e-commerce de luxo: relato de caso da Farfetch (2008-2016). 2017. 79 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9878
Document date: 14-Jun-2017
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