Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9882
Type: Monografia(Graduação)
Title: O lobby do Greenpeace e a construção de políticas ambientais na União Europeia: o caso do Óleo de Palma (2008-2015)
Author(s): Girotto, Isabela Sepúlveda
First Advisor: Souza, Creomar Lima Carvalho de
Summary: O presente trabalho se debruçará sobre o estudo da influência do lobby da Organização Não Governamental Internacional (ONGI), Greenpeace, sobre a construção de políticas ambientais na União Europeia. Mais especificamente, esta pesquisa tratará da relação entre as campanhas da organização em prol da sustentabilidade da cadeia produtiva do óleo de palma destinado ao mercado europeu e a elaboração de políticas em favor do meio ambiente na Comissão e Parlamento Europeus. Esta atuação do Greenpeace esteve pautada na percepção de que a extração do óleo de palma causava prejuízos ao meio ambiente dos países produtores (Malásia e Indonésia), como o desmatamento das florestas, emissão de gases poluentes e mortes de orangotangos (espécie exclusiva da fauna indonésia e malaia). Sendo assim, a ONGI elaborou campanhas que divulgavam as marcas que utilizavam o óleo de palma de origem não sustentável em seus produtos. Nesta perspectiva, esta pesquisa descreverá as campanhas contra a Ferrero e Nestlé, entre os anos de 2008 e 2015, bem como seus resultados nas instâncias da União Europeia em dois casos: rotulagem obrigatória e inclusão do critério de sustentabilidade na política de energias renováveis.
Abstract: This monograph will study the influence of the lobby of the International Nongovernmental Organization (INGO), Greenpeace, on the construction of environmental policies in the European Union. More specifically, this research will deal with the relationship between the organization's campaigns for the sustainability of the palm oil production chain for the European market and the development of environmental policies in the European Parliament and the European Commission. This performance of Greenpeace was based on the perception that the extraction of palm oil has caused damage to the environment of its producing countries (Malaysia and Indonesia), such as deforestation, emission of polluting gases and deaths of orangutans (an exclusive species from the Indonesian and Malay fauna). With that being said, this INGO developed campaigns that publicized the brands that used nonsustainable palm oil in their products. In this perspective, this paper will describe the campaigns against Ferrero and Nestlé between 2008 and 2015, as well as their results in the European Union in two instances: mandatory labeling and the inclusion of the criteria of sustainability in renewable energy policy.
Keywords: Relações internacionais
Óleo de palma
União Europeia
Greenpeace
Lobby
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: GIROTTO, Isabela Sepúlveda. O lobby do Greenpeace e a construção de políticas ambientais na União Europeia: o caso do Óleo de Palma (2008-2015). 2017. 127 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9882
Document date: 2017
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IsabelaSepúlvedaGirottoTCCGraduacao2017.pdfMonografia(Graduação)1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.