Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9919
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas
metadata.dc.creator: Lupiano, Marcia Maria dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Christian Philip
metadata.dc.description.resumo: Com a ascensão de novos atores no cenário internacional, com a abertura das economias, o aumento da competitividade e a maior conscientização dos consumidores, a variável ambiental assume uma importância cada vez maior no contexto em que vivemos. Diversos são os alertas de que chegamos a um ponto de nossa existência no qual se torna insustentável continuar com os modos produtivos e de consumo assim como eles são sem que se chegue a um ponto de esgotamento da natureza. Este trabalho busca explorar a evolução da temática da sustentabilidade em suas três vertentes – econômica, ambiental e social – nos contextos nacional e internacional, bem como o que ela trás na mudança dos paradigmas sociais. Explora-se o surgimento do “mercado verde” e qual é a sua influência sobre os consumidores, as rotulagens e as empresas. Empresas estas que também tem seu papel investigado, bem como as oportunidades de negócios a serem exploradas.
Abstract: With the rise of new actors on the international scene, the opening of economies, increased competitiveness and the consumer awareness, the environmental variable is increasing in importance during the past two decades. There are several warnings that we have reached a point in our existence where it becomes untenable to continue with the current standard of production and consumption as they are, without reach a point of nature exhaustion. This paper seeks to explore the evolution of the theme of sustainability in its three dimensions - economic, environmental and social - in domestic and international contexts, as well as what it brings in changing of social paradigms. It explores the emergence of the "green market" and what is its influence on consumers, labels and companies. These companies also have their paper in all this changes investigated as well as the business opportunities to be explored.
Keywords: Meio ambiente
Relações internacionais
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade empresarial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
metadata.dc.publisher.program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: LUPIANO, Marcia Maria dos Santos. A temática ambiental nas relações internacionais, no comércio e na economia: a oportunidade para as empresas. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9919
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarciaLupianoTCCGRADUACAO2015.pdfMonografia581.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.