Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9974
Type: Artigo
Title: Propagandas televisivas de caráter alimentar: qual a influência no público infantil?
Author(s): Lima, Ângela Maria Vassalo de
First Advisor: Fontanive, Cristine Savi
Summary: Nos primeiros anos de vida a alimentação adequada é especialmente importante para a criança, haja vista que está intimamente relacionada ao seu desenvolvimento e prevenção de doenças. Enfatiza-se, também que é neste momento que são formados os hábitos alimentares. A ingestão dietética inadequada está associada à diversas doenças futuras, como desnutrição e doenças crônicas não transmissíveis. As estratégias de marketing que visam chamar a atenção das crianças, principalmente para alimentos, são inúmeras, sendo importante que se tome cuidado com o período em que são expostos à televisão. O presente estudo tem por objetivo analisar as propagandas televisivas voltadas para as crianças, os alimentos trazidos por elas e as estratégias utilizadas para chamar a atenção, visando o aumento do consumo de alimentos apresentados. Sendo assim, foram assistidos à três canais de televisão fechados, com programação voltada para o público infantil. Em que todas as propagandas alimentares veiculadas, apresentavam alimentos industrializados com altos teores de carboidratos, proteínas, lipídeos e sódio, sendo ainda pobres em fibras, mostrando a importância de se ter cuidado com a alta exposição das crianças à televisão, pois acabam sendo influenciadas e pedem aos pais que comprem os alimentos apresentados, sem saber o dano que pode ser causado. Conclui-se que é importante um maior rigor dos pais pelos canais apresentados e as propagandas veiculadas e eles, como também o acesso e procura da informação adequada pelos familiares.
Keywords: Nutrição
Alimentação infantil
Marketing
Propagandas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Nutrição (Graduação)
Citation: LIMA, Ângela Maria Vassalo de. Propagandas televisivas de caráter alimentar: qual a influência no público infantil? 2017. 17 f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9974
Document date: 2017
Appears in Collections:Nutrição (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AngelaMariaVassaloDeLimaTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo484.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.