Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9978
Type: Artigo
Title: Análise microbiológica de sucos de laranja “in natura” comercializados em panificadora do Distrito Federal: estudo de caso
Author(s): Falcão, Bárbara Rodrigues
First Advisor: Soares, Iama Marta de Araújo
Summary: Para o consumidor a qualidade de alimentos, em geral, está associada à satisfação de características como sabor, aroma, aparência da embalagem, preço e disponibilidade. No entanto, a questão higiênico-sanitária tem sido motivo de preocupação para profissionais ligados à saúde pública. Alguns dados epidemiológicos relatam que as Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) são as maiores fontes de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) que vêm aumentando de modo significativo em nível mundial. Considerando que o suco de laranja “in natura”, no Brasil, tem boa aceitação e muitas vezes é extraído em estabelecimentos comerciais sem ser submetido a métodos de pasteurização e/ou adição de conservantes, o presente estudo objetivou verificar a qualidade higiênico-sanitária de sucos envasados, sem aditivos, para consumo em 24 horas. Para tanto foram analisadas 06 (seis) amostras de suco coletadas em uma panificadora do Distrito Federal. As primeiras 03 (três) amostras apresentaram coliformes totais, bolores e leveduras acima dos limites aceitáveis para consumo, gerando a necessidade de ação corretiva imediata com a finalidade de adequação à Instrução Normativa 4/2014. Foi então realizada nova coleta, de igual tamanho amostral e utilizando os mesmos materiais e métodos. Como resultados desse segundo momento verificou-se expressiva diminuição de microorganismos contaminantes. Conclui-se que o respeito aos preceitos da legislação sanitária quanto às boas práticas de fabricação (BPFs) são essenciais para a garantia da inocuidade do alimento e consequente reflexo positivo à saúde da população no quesito prevenção às DTAs e melhoria da qualidade da alimentação fora dos domicílios.
Keywords: Nutrição
Doenças transmitidas por alimentos
Suco de laranja
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Nutrição (Graduação)
Citation: FALCÃO, Bárbara Rodrigues. Análise microbiológica de sucos de laranja “in natura” comercializados em panificadora do Distrito Federal: estudo de caso. 2017. 13 f. Artigo (Graduação em Nutrição) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9978
Document date: 2017
Appears in Collections:Nutrição (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BarbaraRodriguesFalcaoTCCGRADUACAO2017.pdfArtigo1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.